Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Sexta, 12 de janeiro de 2018, 08h04

Comandantes de unidades da PM participam de workshop de programa de prevenção às drogas


Na manhã desta sexta-feira (12.01), entre 08h e 11h30, no auditório do Quartel do Comando Geral(QCG), a Polícia Militar realiza o um whorshop com comandantes regionais e de unidades sobre oPrograma Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), a maior ação pública continuada de educação contra as drogas, bullying e outras formas de violências.

Desenvolvido em Mato Grosso desde 2000, o programa formou 13.647 alunos de escolas públicas em 2017. Ministrado por policiais capacitados como instrutores, o curso oferece aos alunos um material de apoio, o livro do estudante, composto de lições que abordam malefícios das drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, prevenção ao bullying, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, como lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão e valorização à vida.

O Proerd na escola tem como base o princípio da integração social, com muita participação dos alunos. Nas aulas os policiais têm o apoio, colaboração e acompanhamento dos professores. O policial militar instrutor é selecionado pelas corporações militares, por uma equipe de Pedagogia e Psicologia, na qual se exige do policial alguns pré-requisitos para a inscrição. Sendo apto nesta seleção, o policial participa de um curso integral, com intenso treinamento e avaliação com profissionais de diferentes áreas como psicologia, toxicologia, pedagogia, assistência social, entre outros. Sendo aprovado, recebe o certificado de instrutor.

O Workshop do Proerd vislumbra esclarecer aos comandantes da Polícia Militar como o programa é desenvolvido e como o policial militar instrutor executa suas atribuições. Antes de dar início a mais um ano de formação de crianças e adolescentes na resistência às drogas, a PM, por meio da Coordenação Estadual do Proerd, quer reforçar junto aos comandantes as exigências para que o policial militar se torne um instrutor, bem como toda a parte administrativa que ele deve desempenhar com a equipe técnica da escola e com a coordenação estadual do Proerd. Serão apresentados os currículos e a importância de os profissionais se dedicarem, estudando os assuntos a serem abordados e fazendo o planejamento para sua atuação em sala de aula.

Além disso, vai abordar a importância do reconhecimento do trabalho executado pelo policial instrutor junto à tropa e seus comandantes, publicando o Quadro de Trabalho Semanal e apoiando o policial com a logística, rondas na escola em que ele estiver atuando e participação nas reuniões e nos eventos promovidos pelo Proerd no município atendido, promovendo efetivamente um trabalho comunitário que beneficia a sociedade.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114