Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 10h23

Comando Regional reduz índices de roubos em 24% e reforça trabalho preventivo


.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Vieira da Cunha, realizou nesta segunda-feira (19.02) a primeira visita técnica de 2018 em unidade do interior. Na sede do 14º Comando Regional em Nova Mutum (260 km de Cuiabá) , o comandante assistiu uma explanação feita pelo comandante regional, tenente-coronel Cláudio Carneiro Souza mostrando, entre outros dados, a redução de 24% nos índices de roubos em 2017 e a produtividade. Só o pelotão da Força Tática, unidade de atuação especializada, por exemplo, fez 95 prisões em flagrantes, recuperou 28 veículos e apreendeu 25 armas.

Acompanhado do secretário adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, coronel Jonildo Assis, e do subchefe de Estado Maior da PM, coronel Henrique Santos, Cunha se reuniu com comandantes e policiais dos 13 municípios que compõem a área de atuação do 14º Comando Regional.

No encontro com os policiais que no dia a dia estão nas ruas trabalhando na prevenção e combate à criminalidade, Cunha agradeceu o empenho e comprometimento de cada um nas ações de Segurança Pública. Ele assinalou que os resultados estatísticos refletem a qualidade do trabalho da Polícia Militar e a integração com outros órgãos da Segurança Pública e a comunidade.

Integração

Primeiro comandante do 14º CR, regional criada em 2013, o agora comandante geral da PM ouviu reivindicações e mensagens de agradecimento. Ele falou sobre infraestrutura das unidades, armamento, concurso público, promoções, capacitações e outras questões internas.

Cunha levou em sua comitiva oficiais das diretorias de Pessoal, Logística, Planejamento e Estatística, Corregedoria e outros setores para viabilizar atendimentos e encaminhar demandas.

Para o tenente-coronel Fernando, a presença do comandante geral foi muito importante pois, além de ouvir e ser ouvido, ele viu resultados. O Comando Regional mostrou que o empenho e o trabalho integrado com os órgãos públicos e a sociedade continuam fortalecidos. “Sabemos que as parcerias e a integração fazem a diferença”, assinalou.

Fernando destacou ainda a criação do ‘Campo Seguro’, um serviço criado em 2017 que consiste no reforço do patrulhamento preventivo das áreas rurais. Nesse trabalho atuam equipes do policiamento ordinário e do Pelotão de Força Tática.

O subchefe de Estado Maior, coronel Henrique, explicou que a proposta da visita técnica é orientar e padronizar as ações visando maior qualidade dos serviços prestados à população. Na avaliação dele, Nova Mutum é um dos exemplos de redução da criminalidade.

Para o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel Assis, a maneira como acontece a integração entre PM, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Ciretan, Politec e demais órgãos públicos no 14ºCR reflete nos índices da Segurança Pública.

Estrutura

O 14º CR, com sede administrativa em Nova Mutum, atende 14 municípios com 18 unidades, sendo dois batalhões (em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde), duas companhias, quatro pelotões e 10 núcleos.

Além de policiamento de prevenção e repressão também desenvolve ações sociais permanentes e palestras educativas sazonais. Entre os projetos estão o Policial Mirim, do Núcleo do município de Santa Rita do Trivelato, Proerd e Família na Praça (parceria com o Corpo de Bombeiros).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114