» mais
Comentar           Imprimir
Polícia
Segunda, 11 de junho de 2018, 13h52

Fiscais da Sema apreendem 180 metros de rede de pesca


A ação de patrulhamento pela água na região de São Gonçalo Beira Rio em Cuiabá, realizada na madrugada de quarta-feira (06.06), por fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), apreendeu aproximadamente 180 metros de redes de pesca e um peixe de 20 Kg.

Segundo o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, a rede estava fixada irregularmente na água e capturou um peixe da espécie pintado, que já estava morto e que não pode ser devolvido novamente na água. “Esse tipo de material de pesca é proibido justamente porque coíbe o movimento do peixe e o deixa sem respirar”, explica.

O pescado apreendido foi doado para uma Igreja em Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá). O infrator que instalou a rede, fugiu do local com a chegada dos fiscais.

Regras da pesca

Embora não se esteja no período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114