Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quarta, 24 de outubro de 2018, 16h14

PM e PC recuperam 48 cabeças de gado e prendem receptadores em Santa Terezinha


Dois homens acusados de receptação de cabeças de gado furtadas foram presos em flagrante pela Polícia Judiciária Civil, na segunda-feira (22.10), em ação da Polícia Judiciária Civil de Confresa (1.160 km a Nordeste) com apoio da equipe da Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e Polícia Militar de Santa Terezinha.

Os suspeitos M.E.S., 40, e E.B.C.S., 30, foram flagrados em Santa Terezinha com animais furtados de propriedades rurais dos municípios Confresa e Alto Boa Vista e foram autuados em flagrante por receptação de animais. A ação resultou na recuperação de 48 cabeças de gado e apreensão de mais de 100 munições de diferentes calibres.

As investigações iniciaram após a equipe da Delegacia de Confresa tomar conhecimento de diversos furtos de gado, que vinham ocorrendo na região. Durante os trabalhos, os policiais receberam informações de que o suspeito M.E.S., comprador de gado, morador da região conhecida como “Torre”, na cidade de Santa Terezinha, seria um dos receptadores.

Diante da informação, os policiais passaram a monitorar a propriedade agrícola do suspeito, até que na segunda-feira (22), flagraram alguns animais no curral com sinais de remarcações recentes, sobrepostas a outras marcas. Os investigadores fizeram fotografias dos animais, que foram apresentadas para uma das vítimas de furto. A vítima reconheceu algumas cabeças de gado, como sendo furtadas de sua propriedade, na madrugada de domingo (21), em Confresa.

Em continuidade as diligências, equipes da Polícia Civil e Militar seguiram até a propriedade de M.E.S., a aproximadamente 70 quilômetros de Confresa, onde realizaram a abordagem do suspeito. Questionado sobre a procedência dos animais no curral, ele demonstrou nervosismo, mas alegou ter comprado de uma terceira pessoa em Confresa e que vendeu os animais para outra fazenda na mesma região.

Segundo o acusado, metade dos animais foram transportados para a outra propriedade e o restante que ainda estava no curral seria embarcado na manhã de terça-feira (23). Logo pela manhã, o segundo comprador do gado, E.B.C.S., 30, chegou a fazenda, com um caminhão Mercedes, modelo gaiola, que seria utilizado no transporte dos animais.

Questionado, E.B.C.S. confirmou a versão apresentada por M.E.S. dizendo que comprou as cabeças de gado do suspeito e que parte dos animais já estava em sua propriedade.

Os policiais seguiram até a referida fazenda, onde em breve verificação nas marcas dos animais foi constatado sinais de sobreposição a outras marcações, inclusive alguns com marcas de animais furtados recentemente em Alto Boa Vista. Ficou evidente que as remarcações foram feitas recentemente no intuito de esconder a procedência dos animais.

Em buscas na residência de M.E.S., os policiais localizaram 104 munições de calibre 22, e 20 munições de calibre 38 intactas.

Os animais foram apreendidos, sendo realizado o exame de Perícia técnica com objetivo de revelar suas verdadeiras marcas para posteriormente serem devolvidos para seus respectivos donos. No total foram recuperados 48 cabeças de gado, entre vacas, novilhas, bezerros e um boi.

O suspeito M. E. S. foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação de animais e posse ilegal de munições; O acusado, E. B. C. S. foi autuado em flagrante pelo crime de receptação de animais. Onde Após o término dos procedimentos serão encaminhados para Audiência de Custódia, ficando à disposição da Justiça.

A ação foi coordenada pelos delegados André Rigonato de Confresa e Renato Resende de Vila Rica/MT.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114