Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Domingo, 06 de janeiro de 2019, 06h10

PM reforça atuação em Colniza em fazenda de José Riva invadida no sábado


Passadas quase 24 horas do ocorrido Governo de Mato Grosso não informa dados oficiais de mortos ou feridos

 

Populares observam movimentação na cidade logo após o ocorrido na fazenda

Redação

Depois de vários requerimentos feitos na gestão do governo passado (novembro e dezembro) pela assessoria jurídica da fazenda Fazenda Magali (também identificada como Fazenda Bauru), no município de Colniza, a 1065 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, e que foi palco de uma invasão na manhã de sábado (5-01) a Polícia Militar mobilizou mobilizando ropas para dar apoio policial por tempo indeterminado à Região de Colniza. O reforço inclui duas viaturas e duas equipes do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam).

Tanto a PM quanto a Polícia Civil (passadas quase 24 horas do ocorrido) não divulgam números oficiais, mas sabe-se que ao menos uma pessoa tenha morrido e oito feridas. O jornal Folha de S.Paulo e veículos da Rede Globo trabalham com informações desencontradas de um ou dois mortos. 
 

O envio das tropas visa reforçar o policiamento da cidade, acalmar os ânimos, e garantir condições para que a Polícia Civil possa trabalhar na investigação, esclarecendo os fatos o mais breve possível. Em atendimento às ocorrências, a PM toma medidas cabíveis de segurança à situação, convocando policiais para apoio dos plantonistas, e traçando estratégia de atendimento com responsabilidade.

As ações são realizadas dentro de um prazo exequível de acordo com a logística da ocorrência, já que neste caso se trata de confronto em zona rural, em local distante e de difícil acesso. Toda e qualquer denúncia será devidamente apurada pela Polícia Militar, por meio de instrumento legal competente.

Matéria relacionada
Nova invasão a fazenda de José Riva aumenta conflito em Colniza

No dia 8 de dezembro de 2018 a Polícia Militar cumpriu mandado judicial de reintegração de posse da área (identificada no processo como Fazenda Baurú), pode determinação do juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 2ª Vara Cível Especializada em Direito Agrário, da Capital. Os invasores - pela decisão - deveriam manter distância de 5km da propriedade e pelo descumprimento foi fixado multa cominatória no valor de R$ 1 mil diários, por pessoa, associação e movimento social envolvidos. Os invasores recorreram junto a Comarca do Município de Colniza mas o juiz Ricardo Frazon Menegucci decidiu por incompetente para julgar o caso por estar sendo discutido na 2ª Vara Civil Especializada de Direito Agrário em Cuiabá.

Governo de Taques não atendeu pedidos de reforço

Perfuração à bala em veículo da empresa

Em nota a empresa Unifort Segurança - que presta serviço de vigilância à area palco do conflito, informou que grupo de seguranças sofreu uma emboscada e foi surpreendido com disparos de arma de fogo, que atingiram o carro empregado pela equipe para realização de rondas. Os invasores também estavam em poder de foices e facões. Os seguranças então reagiram, para salvaguardar suas vidas, assim como dos demais trabalhadores da fazenda.

A empresa frisa que mesmo após a reintegração de posse e anteriormente ao conflito de hoje, pessoas que se denominam trabalhadores rurais e que deveriam se manter do lado externo da propriedade, insistem em descumprir a determinação judicial de 31/10/2018. Lembra que foram registrados na polícia várias ameaças e invasões, incluindo disparos de armas de fogo durante as madrugadas em uma explícita ameaça aos funcionários da fazenda, como ocorreu em outubro de 2018, quando a Secretariade Segurança Pública de Mato Grosso recebeu comunicado da empresa Unifort Segurança versando do perigo iminente naquela região, mas a postura por parte do Executivo foi de inércia. A empresa critica que mesmo após a reintegração de posse, cumprida em dezembro de 2018, não se registrou a ampliação do número de efetivo policial.

Conclui a nota, assinada pelo assessor jurídico Antônio Cesar da Silva Costa, destacando que a Unifort é uma empresa constituída há mais de 20 anos no estado e que emprega hoje mais de 400 pais e mães de família

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114