Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sexta, 07 de maio de 2010, 09h00

Polícia Civil monta central de plantões em delegacia na av. da Prainha


Os três plantões da Capital serão centralizados num único ponto. A partir desta sexta-feira (07.05), os plantões dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) Verdão, Planalto e Sul, passam a funcionar no prédio da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), nº. 1044, centro de Cuiabá, para onde também foram transferidas a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa e a Central de Ocorrências, da Avenida Miranda Reis.

 

As medidas visam, sobretudo, a otimização de policiais com a centralização da lavratura de flagrantes e o registro de ocorrências, em endereço de fácil acesso à população, explicou o diretor geral Paulo Rubens Vilela, em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (07.05), na sede da Diretoria Geral.

As mudanças na estrutura de atendimento dos plantões da Polícia Judiciária Civil vão trabalhar dentro do bom entrosamento com a Polícia Militar, já que a maioria dos flagrantes é conduzida pela PM. Conforme Vilela, otimização do efetivo permitirá reforçar o quadro de algumas unidades e abrir as Delegacias de Repressão a Roubos e Delitos de Trânsito. "A melhoria do atendimento é uma das medidas do Plano de Ações de Segurança", lembrou o diretor.

A Coordenadoria de Plantão será responsável pela lavratura de todos os flagrantes de crimes gerais (roubos, furtos, tentativas de homicídios, estelionato, entre outros) ocorridos na Capital e coordenará os plantões das delegacias dos municípios da Baixada Cuiabana. A Coordenadoria trabalhará, na capital, com um efetivo de sete delegados, 30 escrivães e 50 investigadores. No atendimento emergencial da Prainha, terá diariamente um delegado, três escrivães e dez investigadores, em regime de plantão, 24 horas.

“Nossa deficiência de efetivo nos impôs um estudo estratégico de readequação do plantão num único ponto”, salientou o diretor metropolitano, delegado Marcos Aurélio Veloso e Silva. Conforme ele, a centralização vai receber à população dentro de uma estrutura adequada. “Estamos migrando o atendimento para a região central, mas diferenciando o atendimento”, afirma.

A diferenciação ocorrerá nos crimes de gêneros (violência doméstica e familiar, contra criança, adolescente e idoso). Os flagrantes desses crimes, antes registrados no mesmo espaço onde eram autuados criminosos de tráfico de drogas e roubos, por exemplo, agora serão realizados em um plantão próprio, na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), da Rua Coronel Peixoto, 84, em Cuiabá. O prédio da Delegacia está sendo preparado para iniciar o plantão e até a finalização das adequações os flagrantes serão registrados no Cisc Planalto (Norte).

A violência doméstica e familiar junto com os crimes praticados contra criança, adolescentes e idosos, geram 47% dos flagrantes confeccionados na capital. “Estamos separando para dar um atendimento diferenciado”, frisou Veloso.

As mudanças na região metropolitana também vão contemplar a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), que além de ser transferida para um novo endereço receberá mais policiais, as Delegacias Especializadas do Adolescente (DEA) e de Entorpecentes, com o aumento de mais um delegado, em cada. “Vamos focar esforços no tráfico de drogas e nos delitos praticados por menores”, destacou Marcos Veloso.

Segundo Veloso, a redução dos índices de criminalidade e a elevação da satisfação da sociedade são metas traçadas pela Diretoria Metropolitana a serem atingidas até dezembro de 2010. “O atendimento é nosso foco. Queremos melhorar tanto no plantão e no atendimento das delegacias”, finalizou. Boletins de Ocorrências

Os Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC) continuarão existindo e fazendo as investigações de delitos praticados nos bairros de suas regiões. Nos Cisc, a estrutura de registro de boletins ocorrências será mantida e a população passa a contar com a Central de Ocorrências da Prainha, também em funcionamento 24 horas. “Manteremos nos Cisc um ponto de atendimento 24 horas para os registros de boletins”, afirmou o diretor metropolitano Marcos Veloso.

Para perdas de documentos e furtos simples o cidadão pode fazer o registro pela Delegacia Virtual da Polícia Civil, no endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br. O registro virtual diminui filas nas delegacias e economiza tempo do usuário.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114