Cuiabá | MT 20/04/2024
Polícias
Quinta, 07 de outubro de 2010, 15h14
Crimes ambientais

Força Tarefa combate organização criminosa que extrai madeiras de aldeia em Aripuanã


 

Operação conta com a participação da Polícia Federal, Força Nacional, Ibama e Funai.

Aripuanã/MT - A Polícia Federal, por meio da Operação Arco de Fogo e Superintendência Regional do Mato Grosso, juntamente com Força Nacional, IBAMA e FUNAI, deflagrou no dia de hoje a Operação Fazenda Brasil, que visa reprimir crimes ambientais no município de Aripuanã, a 1.200 km de Cuiabá.

Na “Operação Fazenda Brasil” a PF está dando cumprimento a 08 (oito) mandados de prisão preventiva e 08 (oito) mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Federal de Cuiabá/MT. Até o momento 06 (seis) pessoas foram presas e no cumprimento dos mandados de busca e apreensão foi encontrada farta documentação, a qual será oportunamente analisada pelos investigadores e peritos da Polícia Federal de Mato Grosso.

As investigações que culminaram na “Operação Fazenda Brasil” vêm sendo realizadas pela Polícia Federal desde o mês de Agosto/2010, quando foram flagrados 10 (dez) caminhões carregados de toras de madeira saindo da Terra Indígena Aripuanã, habitada por índios da etnia Cinta Larga. Durante este período foram presas 15 pessoas e apreendidos 02 tratores de pneus, 02 (dois) tratores esteiras, 11 (onze) caminhões e 02 (duas) caminhonetes, além de grande quantidade de madeiras em toras, as quais ainda estão sendo contabilizadas pelo IBAMA (medição da cubagem das madeiras apreendidas). Ressalta-se que no dia de hoje, 07/10/2010, a PF realizou nova incursão no interior da Terra Indígena Aripuanã, logrando êxito em apreender 02 (duas) máquinas – um trator esteira e um trator de pneu – que estavam em plena atividade.

Nas investigações foi identificada a atuação de uma verdadeira Organização Criminosa comandada por um grupo de madeireiros da região de Aripuanã/MT, responsável pelo aliciamento dos índios e pelo furto da madeira no interior da da Terra Indígena Aripuanã, de propriedade da União. Impende ressaltar que a referida Organização Criminosa agia de forma intimidadora, ameaçando servidores públicos responsáveis pela fiscalização ambiental na região e coagindo os próprios índios.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114