Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Quinta, 11 de novembro de 2010, 19h02
Obra

Livro de juiz de Sorriso aborda administração de foros de Comarcas


Ao abordar a influência do trabalho do juiz diretor do foro na qualidade do serviço judiciário prestado à população, o livro jurídico Diretoria de Foro e Administração Judiciária, de autoria do juiz da 1ª Vara Cível e diretor do Foro da Comarca de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), Wanderlei José dos Reis, torna-se leitura essencial a todos os magistrados que, em algum momento da carreira, poderão ser chamados a desempenhar uma função de direção. A obra proporciona ferramentas e estratégias para facilitar a atuação, com vistas à obtenção da qualidade, acessibilidade, transparência, confiabilidade, eficiência, efetividade e celeridade da Justiça brasileira, meta há muito perseguida.


O autor se vale da larga experiência em administração judiciária para enfatizar a importância da gestão judiciária para o acesso à Justiça. Trata ainda da modernização judiciária, da administração da Justiça, liderança no Judiciário, uso de indicadores de desempenho, qualidade total, alto desempenho, accountability, stakeholders, governança, reengenharia do Poder, benchmarking, orçamento e planejamento estratégico no âmbito do Judiciário Nacional, entre outros temas. Em síntese, formula propostas para o aperfeiçoamento e a modernização de todo o aparato judiciário brasileiro e defende a capacitação técnico-profissional de magistrados e servidores na busca incessante pela excelência dos serviços prestados à sociedade.

O lançamento do livro, pela Editora Juruá, reuniu dezenas de autoridades na Faculdade de Sorriso (Fais), nesta semana. Entre os presentes estavam a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), Nilza Queiroz Freire, os acadêmicos José Ferreira de Freitas e Avelino Tavares, o prefeito municipal, Clomir Bedin, além de magistrados, promotores e advogados da cidade e região. A obra, de 260 páginas, foi prefaciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Esta é a quinta obra do magistrado, que já dirigiu o Foro de Chapada dos Guimarães, coordenou a construção do novo Fórum de Sorriso e a construção e instalação da Comarca de Nova Ubiratã. Outras obras publicadas pelo autor foram: Direito Penal para Provas e Concursos (2ª ed.); Temas de Direito Penal; Recursos Penais; e Toga e Pelerine.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114