Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Sexta, 12 de novembro de 2010, 11h51

Novos helicópteros vão intensificar os trabalhos aeropoliciais em Mato Grosso


Foto: Marcos Vagueiro

Dois helicópteros modelo Esquilo AS350 Plus deverão chegar no próximo mês de dezembro a Mato Grosso para compor a frota de aeronaves de asas rotativas do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), auxiliando os trabalhos de patrulhamento das ocorrências aeropoliciais no Estado. Os helicópteros foram adquiridos pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), num convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A solenidade de entrega das aeronaves está prevista para o dia 14 de dezembro, no Ministério da Justiça, em Brasília. Os helicópteros vão atuar no combate aos crimes ambientais e especialmente apoiando às ações na região da fronteira Brasil/Bolívia.

No último mês de setembro, o coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas, tenente-coronel PM Héverton Mourett de Oliveira, e a 1ª tenente PM Jussara Novacki, participaram, em São Paulo, do curso Ground School, uma capacitação para operar os novos e modernos helicópteros.

Foram cinco dias de capacitação nos quais os pilotos aprenderam os novos níveis de performance para operar as aeronaves de tecnologia avançada, com recursos que facilitam o voo e com computador de bordo que gerencia todo o processo de acionamento do motor. “Além de um desempenho diferente, os novos helicópteros possuem maior capacidade de carga e recurso técnico moderno que permite ao piloto um voo mais seguro”, explicou o coordenador do Ciopaer.

Também participou do curso o integrante do Ciopaer, cabo PM Anderson Gonçalves, que aprendeu sobre mecânica e manutenção das novas aeronaves.

Entre os dias 15 e 21 de novembro, três comandantes de aeronave do Ciopaer (tenente-coronel PM Mourett e os capitães PM Juliano Chiroli e Robson Antonietti) realizarão, na sede da fabricante das aeronaves, em Itajubá, Minas Gerais, o curso de “adaptação de voo” para as novas aeronaves.

O Centro Integrado de Operações Aéreas vem prestando um serviço de qualidade para a sociedade mato-grossense, otimizando recursos humanos e materiais, canalizando todos os esforços no combate eficiente às ações criminosas.

Atualmente Mato Grosso possui dois helicópteros e quatro aviões, sendo dois bimotores e dois monomotores a serviço da Segurança Pública. O uso dessas aeronaves auxilia nas operações ostensivas e preventivas no combate ao incêndio ambiental, resgate de vítimas de acidentes e, principalmente, dando resposta rápida nas operações de segurança pública.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114