Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Terça, 23 de novembro de 2010, 12h30

Operação da Polícia Civil desarticula tráfico em quatro Estados


Uma organização criminosa que controlava um esquema de tráfico de drogas em quatro cidades de Mato Grosso, com ramificações nos estados do Maranhão e Rondônia, foi desarticulada nesta terça-feira (23.10), na operação “Vitória”, da Polícia Judiciária Civil. Trinta e seis pessoas foram presas na operação, 18 delas tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos dentro da cadeia. Para a operção a Justiça decretou 38 mandados de prisão preventiva.

Ao todo são 41 pessoas investigadas.Três bolivianos foram presos no curso das investigações e os nomes não entraram na relação de presos da operação. Nesta manhã, 18 integrantes da quadrilha que estavam soltos tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos, pelas equipes policiais nas cidades mato-grossenses de Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste e Cáceres. Três mandados foram cumpridos no Estado do Espírito Santo, sendo três em São Luiz. Em Porto Velho (RO), a polícia prendeu Renildo Silva Rios, o “Nego” ponto de partida da investigação.

As investigações iniciaram em fevereiro deste ano pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), de Cuiabá, com a apreensão de 1 quilo e 600 gramas de pasta-base de cocaína, uma balança de precisão e porção de maconha. Na ocasião, Fátima Ramos Elias foi presa em flagrante e a polícia colheu informações de seu companheiro Renildo Silva Rio, à época preso na Penitenciária Central do Estado e atualmente recolhido na Penitenciária Federal no Estado de Rondônia. Ele era o dono da droga e responsável pela comercialização do lado de fora da cadeia.

A delegada responsável pelas investigações, Cleibe Aparecida de Paula, informou que Renildo, mesmo preso, mantinha vários fornecedores, alguns com atividades fora do Estado. O acusado teve prisão preventiva cumprida em Porto Velho (RO), dentro do presídio federal.

Em abril, a investigação ganhou peso e a polícia conseguiu visualizar a estrutura do grupo criminoso, identificando Leandro Benedito Leitum Barreto, suposto líder do grupo. Conforme as investigações, Leandro se mostrou bastante articulado e muito cauteloso nas ações. “Fato que dificultou a materialização das condutas ilícitas”, explica a delegada Cleibe Aparecida.

A Polícia Civil conseguiu apreender no curso das investigações 16 quilos e 100 gramas de droga (cocaína e maconha) e prender em flagrante duas mulheres brasileiras e quatro bolivianas. O negócio ilícito de Leandro era movimentado graças a seu vínculo associativo com mais de 30 pessoas, inclusive bolivianos.

A droga era trazida da Bolívia e do Paraguai. Ao chegar em Cuiabá era manipulada e pulverizada em vários pontos de distribuição de entorpecentes. “Eles usam essa forma de pulverizar para dificultar o trabalho da polícia”, disse a delegada. “Esses 18 pontos que fomos hoje são bocas-de-fumo”, complementa.

Durante o cumprimento do mandado de prisão na casa de Leandro, no bairro Três Barras, em Cuiabá, a polícia apreendeu dois veículos, uma TV 32 polegadas e uma cápsula de pasta-base.

“Para nosso público é uma associação de grande relevância, que atuava no tráfico interestadual com conexão nos estados do Maranhão e Porto Velho. A operação terá desdobramento e vamos contar com apoio da Polícia Civil de São Luiz”, finaliza a delegada Cleibe Aparecida de Paula.

Os presos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Mais de 100 policiais civis (delegados, escrivães e investigadores) foram mobilizados para o cumprimento dos mandados de prisão.

Apreensão

Na operação “Vitória”, a Polícia Civil apreendeu cerca de R$ 10 mil, uma pistola calibre 380, duas balança, um tablete pequeno de pasta-base e porções pequenas, celulares e vários documentos.

Já estavam presos:(*)

 

Reinaldo Silva Rios, o Nego - preso em Porto Velho (RO)
Fátima Ramos Elias, a Tatá - presa em Cuiabá
Ademir Neves Júnior - preso em Cuiabá
Valquíria Sônia Pimenta - presa em Cuiabá
Rosinalva Maria Costa - presa em Cuiabá
Fábio Henrique Moreira Vieira - preso em Pedrinhas (MA)
Diermes Vicente Nunes Dias - preso em Rondonópolis
Gutemberg de Oliveira Neres - preso em Cuiabá
Augustin Espinoza Yaibona - preso em Cuiabá
Rutineya Marques Santiago - presa em Cuiabá
Robson Luan Rodrigues Ribeiro - preso em Cuiabá
Cláudio Pereira dos Santos - preso em Cuiabá
Claudineth Nascimento de Morais - presa em Cuiabá
Anderson Cristian dos Santos - preso em Cuiabá
Reginaldo da Silva Rios - preso em Cuiabá
Odair de Jesus Silva - preso em Cuiabá
Juarez Rodrigues Andrade - preso em Cuiabá
Liliane Leite Silva - presa em Cuiabá

Foram presos:

Juliana Silva de Morais Sousa - em Cáceres
Lucineide Soares Nascimento - São Luiz (MA)
Júlio César Costa Mendes - São Luiz (MA)
Creuza Sirqueira Delmon - Primavera do Leste
Leandro Benedito Leitum Barreto - Cuiabá
Caroline da Silva Ferreira - Cuiabá
Carmozina da Silva Ferreira - Cuiabá
José Eduardo Silva Dias - Cuiabá
Michelle Eva Pimenta dos Santos - Cuiabá
Ângela Greyce Pimenta - Cuiabá
Marlon Alex Braga - Cuiabá
Luiz Fernando de Araújo Oliveira - Cuiabá
Klebson de Jesus e Silva - Cuiabá
Ediléia Cristina dos Santos - Cuiabá
Welyka Maria da Silva - Cuiabá
Mislene Cristina Gomes de Oliveira - Cuiabá
Alessandra Aparecida Gonçalves Pinto - Cuiabá
Danielle Thais Bertotti da Costa - Cuiabá

(*)Fonte: MidiaNews




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114