Cuiabá | MT 20/04/2024
Polícias
Terça, 30 de novembro de 2010, 09h10

Madeireira é autuada por fiscais da Sema em Porto dos Gaúchos


Fiscais da Diretoria Desconcentrada de Juara, 709 quilômetros de Cuiabá na região Médio-Norte do Estado, autuaram madeireira cladestina em Porto dos Gaúchos. Segundo os fiscais, a madeireira operava de forma irregular, com documentação da empresa Tatiana M. da Silva ME (Madeireira Henning). No local, os fiscais apreenderam 520 metros cúbicos de madeira serrada e 300 unidades de madeira em tora de diversas espécies. A multa aplicada totalizou R$ 346 mil.

A fiscalização foi realizada, na última segunda-feira (25.11), após uma denúncia feita à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo a denúncia, a madeireira clandestina funcionava no meio da mata, na localidade conhecida como “Iraque”. Os fiscais chegaram ao local junto com homens da Polícia Ambiental Militar.

O diretor da unidade regional da Sema em Juara, Joelson de Figueiredo Campos, contou que o responsável pela madeireira clandestina Valdir Hennin, tentou ainda argumentar que a madeireira possuía documentação, mas, ao apresentar a documentação solicitada, foi constatada que se tratava de Licença de Operação (LO) e CC-Sema de local diverso ao da madeireira em funcionamento.

A madeireira clandestina utilizava Guias Florestais (GF) da empresa Tatiana M. da Silva ME (Madeireira Hennig), cadastrada regularmente no CC-Sema e localizada no mesmo município, para transportar a madeira sem documentação de origem, “esquentada”.

O diretor explicou que “como a empresa devidamente cadastrada no CC-Sema concorreu no fornecimento de documentação para “esquentar” a madeira sem documentação de origem, houve a autuação (pela conivência no esquema). Além disso, foi solicitada a suspensão do seu CC-Sema”.

DESMATAMENTO E QUEIMADAS - Fiscais da Superintendência de Fiscalização/Coordenadoria de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente detectaram três desmatamentos na região de Feliz Natal (536 quilômetros da Capital, na região Norte do Estado). Durante a fiscalização foram apreendidos 12 tratores (dez esteira e dois de pneus). A apreensão aconteceu durante operação de rotina que encerrou na sexta-feira (22.11).

Duas equipes de fiscais realizaram monitoramento de pontos de queimada e desmate fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e madeiras da região. Além desses, na mesma região, uma equipe, com apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAer, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), realizou fiscalização em áreas de manejo florestal.

Segundo fiscais da Sema, uma das áreas de desmate era de 91 hectares e outra, uma queimada de 736 hectares, desses total, 319 hectares, estavam sendo limpos para pastagem sem autorização.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114