» mais
Comentar           Imprimir
Polícias
Quinta, 02 de dezembro de 2010, 17h58
Criminalidade

Vinte pessoas são presas na Operação Tentáculo deflagrada pela polícia civil


A Polícia Judiciária Civil já cumpriu 61 mandados de buscas e prisões na operação “Tentáculo”, desencadeada nesta quinta-feira (02.12), de repressão a criminalidade na Grande Cuiabá. Pela manhã 20 pessoas, sendo dez procurados da Justiça, traficantes e assaltantes de banco e posto de gasolinas foram presas. Também foram apreendidas motocicletas utilizadas para práticas de crimes, armas de fogos, materiais de pesca ilegal e eletroeletrônicos.

O diretor metropolitano, delegado Marcos Veloso, destaca que a operação, além do caráter repressivo, tem foco educativo e preventivo já que várias abordagens estão sendo realizadas na área central do comércio e outros pontos da cidade. “É um marco da abertura dos trabalhos da Polícia Civil para comemorações de fim ano”, frisa Veloso.

Diversos pontos de Cuiabá e Várzea Grande estão sendo vistoriados pelas equipes de policiais mobilizadas para a operação. A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública cumpriu 15 mandados de busca e apreensão, sendo 11 empresas do segmento de vigilância e monitoramento eletrônico e quatro residências de servidores públicos que realizam exames práticos de CNH do Detran, onde foram apreendidos dois volumes de documentos.

Das empresas, em sete locais os policiais apreenderam 42 volumes de documentos, sete CPU, um notebook. O delegado responsável pela ação, Rogério Atílio Modeli, informou que o endereço de quatro empresas não correspondem ao informado e que isso deverá ser checado nas investigações.

No bairro Porto, equipes chefiadas pela delegada Liliane de Souza Santos Murata, da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), fiscalizaram três pontos com suspeita de exploração sexual infantil. Em um deles, policiais civis acompanhados de fiscais do Infância e Juventude encontraram oito crianças e adolescentes, com idades entre 06 e 16 anos, em situação de risco e abandono, em uma casa em péssimas condições de higiene. O Conselho Tutelar do Centro foi acionado e uma conselheira esteve na casa e informou que a situação já é acompanhada pelo Conselho.

A equipe da Delegacia de Capturas, da Gerencia Estadual de Polinter (Gepol), cumpriu dez mandados de prisão contra pessoas procuradas da Justiça de Mato Grosso e outros Estados.

Foram presos Leonardo Rodrigues Pita, foragido de São Paulo por roubo; Benedito Viana Vilela, condenado da Justiça por roubo; Ivaldo Barbosa, que responde por crime da Lei Maria da Penha; Tiago Conceição de Moraes; Roni Alex dos Santos Aguiar, foragido de Goiania (GO); Amil Pereira Duarte, que responde por Maria da Penha e roubo, Luiz Fernando das Neves por furto; Paulo Eduardo Pereira de Sá condenado a cinco anos por roubo, Luiz Carlos de Souza Guimarães, condenado a seis anos por tráfico.

A operação “Tentáculo” foi montada para dar cumprimento a 75 mandados judiciais - 59 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão - demandados a Polícia Judiciária Civil e para constatar pontos vulneráveis nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande denunciados pela população.

Um efetivo de 675 policiais, fiscais e técnicos foi empregado na ação para atacar crimes de tráfico de drogas, roubo a banco, roubo/furto em geral, receptação exploração sexual infantil, sonegação fiscal, corrupção passiva, crimes ambientais, receptação, captura de foragidos e outros delitos.

A operação continua durante toda esta quinta-feira.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114