Cuiabá | MT 18/04/2024
Polícias
Sexta, 03 de dezembro de 2010, 14h14

Gefron e secretários são homenageados com estatueta ?Olhos da Fronteira?


Atividades de barreiras fixas e móveis executadas numa extensão de 983 quilômetros de limite seco e alagado. Noventa e sete policiais militares e civis envolvidos no combate às ações ilegais, como contrabando e descaminho de bens e valores, roubos e furtos de veículos, invasão de propriedade e tráfico de drogas e armas. Para homenagear os integrantes que atuam no grupamento, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) realiza, neste sábado (04.12), a entrega da estatueta “Olhos da Fronteira” - uma referência aos policiais que atuam na faixa de fronteira.

A homenagem acontecerá, às 10h, na Base do Gefron no município de Porto Esperidião (326km a Oeste de Cuiabá). Além dos policiais que compõem o grupamento, serão agraciados com a homenagem o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, e o secretário adjunto de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.

Hoje, o Gefron é modelo para as polícias especiais de fronteira, que estão sendo criadas nos 11 Estados fronteiriços da Federação. O trabalho do grupamento é realizado por meio de barreiras fixas nos postos avançados de fiscalização como Limão, Avião Caído, Vila Cardoso, Matão, além dos postos avançados e integrados com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT), sendo eles: Corixa, Corixinha, Las Petas, Ponta do Aterro, Marfil e posto de Fortuna.

O Gefron também atua com barreiras móveis nos locais detectados como via de tráfego de “mulas humanas” (pessoas que transportam drogas), bem como nos locais denominados “cabriteiras” (vias por onde passam veículos roubados). A patrulha também ocorre de forma fluvial, uma vez que parte da fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, 233 quilômetros, é de região alagada.

A estatueta “Olhos da Fronteira” foi criada em 2009 para homenagear os policiais que se destacam frente à atuação no Gefron, seja pelo número de apreensões ou pela avaliação de seus companheiros e superiores.

INVESTIMENTO

A faixa de fronteira é a principal rota de entrada de drogas e armamentos que abastecem os grandes centros urbanos. O Brasil tem 16,8 mil quilômetros de fronteiras, sendo a maior parte; 9.523 quilômetros (56,42% do total), de rios, lagos e canais. As fronteiras secas correspondem a 7.363 quilômetros (43,58%).

Para reforçar o patrulhamento na faixa de fronteira, o Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) vai receber, no próximo dia 14 de dezembro, um helicóptero que será destinado às ações de combate ao crime na fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia.

Além da aeronave, que deverá ficar no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), serão entregues também novos equipamentos para o Gefron por meio do projeto Pronasci Fronteiras (Pefron).

O projeto, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tem como objetivo fortalecer o policiamento especial nas regiões do País que fazem limite com outros países da América do Sul. O foco principal é o combate ao tráfico de drogas, um dos principais fatores que contribuem com o crescimento da criminalidade nos estados.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114