Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Sábado, 11 de dezembro de 2010, 09h24

TJMT conclui organização e suporte para inspeção


Está tudo pronto para a inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça. Por determinação da Presidência, todas as medidas de suporte e logística necessárias à realização da correição já foram adotadas. A equipe do CNJ poderá contar no Tribunal de Justiça com estrutura organizacional adequada ao melhor desempenho do trabalho. A inspeção terá início nesta segunda-feira, dia 13, e término previsto para quarta-feira, dia 15, com audiência pública, aberta à participação popular.

Conforme estabelecido pela Portaria 80 da Corregedoria Nacional, que fixou o período e as linhas gerais do trabalho de inspeção, poderão participar da audiência pública entidades legalmente constituídas e pessoas físicas que queiram fazer uso da palavra ou apresentar manifestação escrita. Para tanto, deverão fazer inscrição prévia que será recebida por servidores da Corregedoria, a partir das 10 horas do dia 14 de dezembro, no saguão da entrada principal do Tribunal de Justiça. Para se inscrever, o interessado basta apresentar documento de identidade (ou estatuto social) e comprovante de endereço.

A audiência pública terá lugar no Plenário 1 do TJMT, com início marcado para as 13 horas, e será presidida pela ministra Eliana Calmon. A finalidade maior é coletar sugestões, notícias, reclamações ou observações capazes de contribuir para o aprimoramento do serviço forense no Estado. Diversas autoridades e instituições terão participação assegurada, entre as quais Procuradoria-Geral de Justiça; Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso; Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública; Defensoria Pública; Procuradoria-Geral do Estado; Procuradoria-Geral do Município; Associação Mato-grossense de Magistrados, Associação do Ministério Público, Associação dos Defensores Públicos, e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário.

Manifestações - As manifestações durante a audiência pública seguirão ordem de inscrição e deverão ser orais, pelo tempo de cinco minutos, prorrogáveis a critério da ministra-corregedora. Aqueles que não quiserem fazer exposição durante a audiência, poderão ser atendidos individualmente por servidores da Corregedoria Nacional de Justiça, a fim de que sua manifestação seja documentada. O atendimento individual será assegurado no período compreendido entre as 10 horas do dia 14 de dezembro até as 18 horas do dia 15 de dezembro.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Silvério Gomes, avaliou como bastante positiva a realização da inspeção, uma vez que contribuirá para apontar eventuais inconsistências no funcionamento dos serviços entregues pela Justiça de Mato Grosso.

O Poder Judiciário de Mato Grosso é 19º a ser inspecionado pelo CNJ em todo o País. Também já receberam a inspeção os tribunais estaduais do Mato Grosso do Sul, Piauí, Amazonas, Alagoas, Pará, Maranhão, Bahia, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Tocantins, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, além do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, a Justiça Federal de Minas Gerais e a Justiça Militar do Rio Grande do Sul.

Os trabalhos da inspeção e da audiência pública não implicarão suspensão dos serviços forenses, que prosseguirão regularmente.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114