Cuiabá | MT 23/04/2024
Polícias
Quinta, 16 de dezembro de 2010, 18h55

Centro de Ressocialização de Cuiabá é a primeira a contar com Colônia Industrial prisional em MT


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou, na manhã desta quinta-feira (16.12), no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), a solenidade de inauguração da primeira Colônia Industrial prisional do Estado. O novo espaço criado é destinado a qualificação profissional dos reeducandos do regime semiaberto, para que ao entrarem no regime aberto possam ser reinseridos no mercado de trabalho.

O projeto está previsto no Plano de Modernização do Sistema Penitenciário 2010 - 2021, na ‘Política de Liberdade Assistida e Trabalho’. O CRC é a primeira unidade prisional do Estado a contar com a Colônia Industrial.

Autoridades da segurança pública, juízes e servidores do Sistema Prisional participaram do evento. Na solenidade, o secretário de Estado e Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, falou sobre a mudança do Sistema Prisional nos últimos anos. “É um trabalho que está em andamento desde 2006; e com o empenho de todos, conseguimos realizá-lo. Quem ganha com isso são os reeducandos que têm a oportunidade de sair recuperados do Sistema”, disse Curado.

A Colônia Industrial é um espaço anexo ao CRC com dez alojamentos, sendo duas beliches em cada quarto, uma copa, dois banheiros e duas salas de televisão e mais as oficinas de trabalho. Além das fábricas já existentes dentro do Centro de Ressocialização de Cuiabá, outras oficinas como mecânica, funilaria, fábrica de vassoura, rodos e artefatos de cimento e fábrica de adubo reaproveitando os resíduos dos alimentos serão implantadas na Colônia, com metas de instalação de outros projetos futuramente.

Segundo o diretor do CRC, Dilton Matos de Freitas, num primeiro momento, 60 reeducandos do regime semiaberto serão transferidos para o espaço, que terá, além de sala de aula para educação, diversas oficinas profissionalizantes. “A colônia irá proporcionar ao reeducando do regime semiaberto a oportunidade de se capacitar antes de entrar para o regime aberto”, falou.

Atualmente, o Centro de Ressocialização de Cuiabá abriga 1.300 reeducandos, é a unidade prisional do Estado com maior número de atividades voltadas para a reinserção social. Os trabalhos começaram em 2005, quando foi criada as primeiras oficinas de vassoura, marcenaria e sapataria 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114