Cuiabá | MT 25/04/2024
Polícias
Segunda, 10 de janeiro de 2011, 06h59
Falha nossa!

Sem remover palco da Corrida de Reis, avenida permanece interdidata e causa acidente


 

Rafael, observa a camionete do pai após a batida. Ao alto, ainda a faixa que mostrava a liberação da pista às 15h00. (Fotos: Alberto Romeu)

Alberto Romeu
Redação PlantãoNews

Por muito pouco uma falha na organização da mais tradicional corrida de rua do Centro-Oeste do Brasil não casou um início de ano trágico para a família de Alinor Celestino dos Santos, 34 anos. Ele sofreu um grave acidente por volta de 23h00 de ontem na avenida do CPA, na praça das Bandeiras, ao bater com a S10 placas JFI 7410 em blocos de concreto que estavam atravessados na pista no sentido bairro/centro. A via, interditada desde o dia 5 de janeiro, deveria estar liberada ao trânsito desde às 15h00 do mesmo dia da prova (9) pela organização da XXVII Corrida de Reis, evento promovido pela TV Centro América (Globo). No momento do acidente não havia nenhuma sinalização avisando os obstáculos sobre a pista. Mas o quadro mudou após o acidente.

Segundo o filho de Alinor, Rafael Celestino dos Santos, o pai voltava do CPA após visitar parentes e se dirigia a sua casa no bairro Cidade Alta. Rafael mostrava-se indignado com a falta de sinalização, já que apenas os blocos de concreto estavam sobre a pista. Ele alertou para a faixa ainda afixada pela Secretaria Municipal de Trânsito Urbano que informava que a via estaria liberada ao trânsito a partir das 15h00. Tão logo Rafael deixou o local com a camionete sobre um guincho, a faixa foi retira por funcionários da prefeitura de Cuiabá.

Faixa informava que a pista estaria liberada às 15h00 após a premiação da Corrida de Reis.

 

Após a retirada da S10 acidentada, funcionários da prefeitura removem faixa com horário de liberação da pista.

Alinor foi levado para o pronto socorro de Cuiabá por uma equipe do Samu e deixou a unidade médica exatamente às 02h50. Na saída, o cunhado de Alinor, de nome Ednaldo, informou ao PlantãoNews que o motorista sentia fortes dores no peito e na cabeça e estava “atordoado” e não poderia dar entrevista. Alinor foi levado por familiares para casa em uma van da família.

A realização da XXVII Corrida de Reis reuniu pela manhã de domingo, 10 mil participantes e pelo menos outras 10 mil pessoas no local de entrega das premiações na Praça das Bandeiras. Várias estruturas montadas para a realização da prova foram removidas, mas um dos palcos deixados sobre o canteiro central da avenida foi o motivo da continuidade da interdição da pista. A remoção dos blocos de concreto deveria ocorrer até às 15h00 e seria de competência da empresa Jussara Guincho, contratada pela organização da Corrida de Reis. O trabalho então só aconteceu às 2h00 da madrugada de segunda-feira, após o acidente quando foram colocados cones desviando os veículos da estrutura do palco que ocupava quase um metro de uma das pistas da avenida do CPA.

Desde o momento do acidente quatro policiais militares em duas viaturas (uma do Bosque da Saúde e outra do CPA) permaneceram no local sinalizando a área, impedindo que outros acidentes ocorrerem. Pelo rádio, as equipes [Sargento Ribeiro, cabo Marcelo, soldado Emerson Teles e um quarto soldado] justificavam a demora de permanência no local. Uma placa com os dizeres “homens trabalhando” – que estava caída nas imediações foi afixada após o acidente antes da coluna de concreto que ainda não havia sido removida. A placa estava danificada e a suspeita é que tenha sido atingida já por um outro veículo, antes da camionete de Alinor. Havia marca de freadas no asfalto, diferentes do tipo de pneu da camionete acidentada.

O coordenador de Operações e Fiscalização de Trânsito da SMTU de Cuiabá, Rogério Taques, chegou ao local por volta de 0h30 e pessoalmente buscou cinco cones com o seu próprio carro. Primeiramente foram colocados antes da barreira de concreto e, após as mesma ter sido removida, os cones foram transferidos para um quarteirão adiante, onde estava instalado o palco que obstruía uma das pistas da avenida. }

Por telefone, Rogério manteve contatos várias vezes com um dos coordenadores da Corrida de Reis, de nome Marcelo informando do ocorrido. Entretanto, ninguém da coordenação da corrida compareceu ao local ou sequer prestou assistência ao motorista acidentado.

Ao ser questionado do porque ele pessoalmente realizava o trabalho, Rogério Taques disse que Cuiabá não tem uma equipe de plantão de transito para tais situações.

O coordenador da Corrida de Reis, Marcelo Werner, informou ao PlantãoNews, por telefone, que estava tomando conhecimento da situação junto ao SMTU e retornaria informações complementares.

Veja mais fotos:

No momento do acidente a visão do ambiente era precária e não havia sinalização fosforecentes, ou qualquer uma outra.

 

O palco, que ocupava cerca de um metro da pista no sentido bairro/centro não foi removido, motivando a manutenção dos blocos de concreto sobre a pista.

 

Empresa de guincho é acionada por volta de 2h00 para retirar os blocos de concreto. Como se observa, não há mais faixa que anunciava a liberação da pista às 15h00.

 

Com a retirada dos blocos de concreco, cones são colocados desviando o tráfego de veículos de uma das pistas da avenida do CPA, após o acidente, por volta de 2h20 desta segunda-feira.

 * Atualização às 10H16



11/01/11, 12:11
Pablo Mt disse:

Passei uma hora antes no lcal e falei pro meu pai que ia da merda aquilo ali. sem placa nen uma. escuridão total. Cadê a TV Centro América que naum denunciou a falha kkkkkkkkkk

10/01/11, 20:46
Flavio disse:

Concordo plenamente que a culpa é tanto e principalmente do motorista quanto da Centro America,deveria estar muito acima do limite de velocidade pra não conseguir ver e muito menos evitar o acidente.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114