Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Segunda, 17 de janeiro de 2011, 14h22

Como combater a fragilidade da entrada das garagens dos condomínios?


Para evitar assaltos, além de tecnologia, é fundamental o treinamento dos porteiros e condôminos.

Segundo *pesquisa realizada recentemente a porta de entrada de moradores de condomínios é também a principal passagem para ladrões. O estudo feito em São Paulo, que analisou os anos de 2004 e 2010, constatou que em 80% dos casos de assaltos, os criminosos entraram via garagem.

Os índices deste tipo de criminalidade não diminuem apesar de inúmeros aparatos de segurança como, por exemplo, portaria blindada, monitoramento 24h, controle de acesso com sistemas de gaiola, cerca elétrica, cancelas, entre outros equipamentos. Para o especialista em condomínios Jorge T. Margueira, da GS Terceirização, não basta ter equipamentos modernos e tecnológicos, é necessário que os moradores, porteiros, demais profissionais de zeladoria e até funcionários dos moradores, como faxineiras ou cozinheiras, contribuam com a segurança.

Outras pesquisas compravam que na maioria dos casos de invasões de criminosos a condomínios há o vazamento de informações de dentro do conjunto habitacional. “Mas, se houver uma conscientização, todo o risco de assalto e invasões diminui. Por isso, todo condomínio tem regras de controle de acesso e segurança, que devem ser conhecidas de todos, principalmente dos moradores. Infelizmente há moradores que dificultam este trabalho. Já o porteiro é peça fundamental na hora de orientar os moradores e ajudá-los a manter a segurança do local. Esse profissional precisa ter uma leitura aprimorada e ter todos os acontecimentos da portaria sob controle.”, destaca Margueira.

O curioso, é que, apesar de a maioria das pessoas confundirem, o porteiro não é segurança. “Apesar disso, esses profissionais precisam ter a sensibilidade necessária para zelar pela segurança. Por isso, são rigorosamente selecionados e após a contratação passam por treinamentos específicos onde estudam todas as possibilidades de abordagem suspeita e participam de simulações de ações necessárias em caso de perigo. Os porteiros precisam saber o que pode ser suspeito ou não e como proceder em prol da segurança do condomínio e seus moradores. Para contratarem profissionais de portaria bem treinados e experientes, a maioria dos condomínios estão recorrendo a empresas terceirizadas e especializadas no assunto.”, explica o especialista de condomínios da GS Terceirização.

Além de fazerem a gestão técnica destes profissionais, essas empresas fazem o monitoramento 24 horas da portaria, também para verificar como está o trabalho do porteiro. “Existe um ‘alerta vigia’, onde o profissional precisa digitar uma senha a cada 15 minutos, caso se ausente o alarme soa e a central entra em contato para averiguar o que ocorreu e se necessário envia apoio.”, detalha Jorge.

Uma das armas utilizada pelos profissionais de portaria para combater a invasão de criminosos e o conhecimento de como eles atuam. “Para manter os profissionais mais atentos a GS Terceirização criou um jornal que circula na portaria de todos os condomínios em que presta serviços, onde noticia e alerta sobre os casos mais recentes de assaltos, como os assaltantes estão agindo e qual a postura ideal para impedir esse tipo de ação.”, finaliza Margueiro.

Para conferir mais acesse http://www.gsterceirizacao.com.br/.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114