Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Quinta, 10 de fevereiro de 2011, 10h13
Transparência

TJMT dá início à transmissão on line das sessões


O Tribunal de Justiça passará a transmitir, via on line, as sessões de julgamento do Tribunal Pleno. O trabalho começará já na sessão desta quinta-feira (10 de fevereiro), inicialmente em caráter experimental e gravado. Posteriormente, em tempo real. O anúncio foi feito hoje (quarta-feira, 9 de fevereiro) pelo presidente do TJMT, desembargador José Silvério Gomes, ocasião em que o projeto foi apresentado pela Coordenadoria de Comunicação. Além da transmissão das sessões, o Poder Judiciário Estadual já finaliza os preparativos para o lançamento da TV.JUS – o canal de TV da Justiça Estadual, para transmissões on line, além de adesão ao Twitter e sistema RSS para distribuição de notícias.

A disponibilização de informações por meio de recurso audiovisual e plataforma multimídia representa mais um importante passo na oferta de serviços de comunicação, visando assegurar mais transparência aos atos institucionais e possibilitar maior proximidade no relacionamento com a sociedade. O projeto, sob responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação do TJMT e desenvolvido a partir da contratação de uma produtora especializada do segmento de áudio e vídeo, cumpre meta de gestão e atende pleito de desembargadores que solicitaram à Presidência providências no sentido de assegurar o serviço.

“É mais um esforço visando ampliar os níveis de transparência e de conhecimento acerca do funcionamento do Poder Judiciário”, enfatizou o desembargador José Silvério Gomes, destacando que as transmissões das sessões de julgamento representam um anseio dos colegas desembargadores, com favorecimento direto da sociedade, que poderá acompanhar os julgamentos com mais facilidade. O presidente ressaltou ainda que as transmissões também vão oferecer maior segurança aos jurisdicionados porque ampliam a visibilidade dos julgamentos.

Conforme o desembargador, a medida segue tendência dos Tribunais Superiores, os quais pioneiramente já adotaram essa forma de divulgação. Em sua avaliação, as comarcas mais distantes da capital também serão beneficiadas, uma vez que poderão acompanhar o julgamento de ações recursais, cujos processos nasceram naquela comarca.

No detalhamento do projeto, a coordenadora de Comunicação do TJMT, jornalista Araísa Ferreira, antecipou que a TV digital terá conteúdo informativo e também didático. O objetivo maior é contribuir para melhor compreensão do papel social do Poder Judiciário. “Inicialmente serão quatro programas, sendo três de conteúdos histórico; acadêmico; e de debate, respectivamente, e o carro-chefe constituído pela produção noticiosa. “As notícias contemplarão conteúdos institucionais, jurisdicionais, pautas temáticas, produções especiais e serviços prestados ao cidadão”, realçou a coordenadora.

No quesito Serviços, o jornal on line abrirá espaço para a divulgação do calendário das sessões de julgamento das 13 câmaras julgadoras do TJMT, dos trabalhos realizados pela Corregedoria-Geral da Justiça no aprimoramento do Primeiro Grau, e também de comarcas, incluindo aniversário de instalação e funcionamento. Todas as abordagens estarão focadas no alcance social dos serviços existentes.

Os novos produtos começarão a ser disponibilizados a partir desta segunda-feira (14 de fevereiro) no Portal do Poder Judiciário, por meio do endereço eletrônico www.tj.mt.jus.br.

Fotos: Jocil Serra (Agência Phocus)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114