Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Terça, 15 de fevereiro de 2011, 12h19
Voo 1907

Interrogatório dos pilotos acusados pela tragédia da Gol está marcado para março


Parentes das 154 vítimas reivindicam pena máxima de prisão e de cassação de brevê

 

Com o agendamento da audiência dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que pilotavam o Legacy que colidiu com o Boeing 1907 da Gol em 2006 e deixou 154 mortos, os familiares e amigos das vítimas do voo estão com as esperanças renovadas. Rosane Gutjahr, viúva de uma das vítimas do acidente e representante da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, diz que espera que a justiça seja feita e que os pilotos sejam condenados. “Com a audiência marcada nós, os familiares, esperamos a condenação dos pilotos com a pena máxima e a cassação de suas licenças para pilotar”, declara.

 

O juiz Murilo Mendes, responsável pelo caso do Voo 1907, marcou a data da audiência de interrogatório com os pilotos norte-americanos, que será realizada por videoconferência nos dias 30 e 31 de março, às 12 horas, horário de Brasília. Além da audiência com os pilotos, a data para a inquirição das testemunhas de defesa também está marcada: será nos dias 14 e 15 de março, com três testemunhas por dia, também às 12 horas. Todos os envolvidos serão ouvidos por videoconferência, nos EUA, diretamente da sede do Consulado Geral brasileiro em Washington. Aqui no Brasil, o juiz e as partes envolvidas ficarão na sede do Departamento de Recuperação de Ativos, em Brasília (DF).

 

Ainda na decisão do juiz, ele solicita à empresa TAM que indique em juízo um piloto comandante com boa experiência internacional para colaborar com a justiça no dia 11 de março. Essa determinação se deu pelo fato de que a última testemunha de defesa ouvida no dia oito de fevereiro, o ex-oficial da Força Aérea Sérgio Salles foi tendencioso em suas declarações e usou como argumento apenas opiniões próprias quando refutou dados periciais. A procuradora do Ministério Público Federal, Analícia Trindade, chegou a chamar a atenção do ex-oficial durante a audiência, dizendo que suas afirmações poderiam configurar crime de falso testemunho. “Quando confrontado e desmentido, Salles usava expressões técnicas para confundir o juiz e as partes envolvidas”, afirma a procuradora.

 

Para lembrar do sofrimento dos tripulantes e passageiros do avião da Gol, a Associação de Familires e Amigos das Vítimas do Voo 1907 indica os diálogos da caixa-preta do avião, instantes antes da tragédia acontecer: http://www.youtube.com/watch?v=ZghwtHZdQps&feature=related. Os pilotos do Legacy continuam trabalhando normalmente para as empresas americanas American Airlines e ExcelAire, respectivamente.

 

 

Perfil Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907

 

A Associação foi fundada em 18 de novembro de 2006, na cidade de Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de reunir e organizar os familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo voo 1907, da empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A, para lutar pela defesa de todos os direitos e interesses dos que sofreram com a morte de entes queridos. Além disso, a Associação exige a apuração em todas as esferas administrativas e judiciais (cível e criminal) das causas que levaram à queda do avião, ocorrida no dia 29 de setembro de 2006, da mesma maneira que auxilia os familiares das vítimas a obter junto ao poder público e aos responsáveis pelo evento, todas as informações pertinentes sobre o sinistro, bem como obter o reconhecimento de seus direitos. Mais informações pelo site http://www.associacaovoo1907.com/?l=que e adesão ao abaixo-assinado pelo site www.190milhoesdevitimas.com.br




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114