Cuiabá | MT 28/03/2024
Polícias
Segunda, 16 de maio de 2011, 08h21

Policiais do interior demonstram comprometimento no atendimento à população


Superação e comprometimento. As palavras definem o trabalho desenvolvido pelos policiais das delegacias das Regionais de Tangará da Serra, Diamantino e Juína. Mais que falado foi mostrado, na segunda reunião setorial da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, no município de Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte), na ultima quinta-feira (12.05).

Durante o encontro com os policiais das delegacias das três regionais do Médio-Norte, os diretores levaram informações da administração geral e conheceram de perto a produtividade das unidades policiais, dentre elas as principais ações policiais desenvolvidas para conter a criminalidade e ouviram as principais queixas relativas à falta de recursos humanos, questões de estrutura como a necessidade de mais viaturas, principalmente as descaracterizadas. Mas também foi apresentado o que os delegados gestores das delegacias têm feito para superar as dificuldades enfrentadas no interior do Estado de Mato Grosso.

Um dos exemplos claros foi a estratégia adotada pela delegada, Cinthia Gomes Rocha Culpido, titular da Delegacia de Sapezal, que acumula a Delegacia de Brasnorte. Com um efetivo reduzido para atender o município de Sapezal, a delegada buscou o apoio da comunidade para reprimir os crimes praticados nos bairros.

“A falta de efetivo é muito grande e a gente sabe que não adianta reclamar e pedir, porque isso acontece no estado todo. Tanto o efetivo da Polícia Civil quanto da Militar é pequeno em Sapezal, então a gente resolveu unir esforços na cidade com todos os órgãos ligados a segurança e chamar a população para ser nossos aliados de ruas”, disse a delegada.

Para conseguir o apoio da população, a delegada realizada nas comunidades reuniões e palestras em parceria com a Polícia Militar, o Judiciário, o Ministério Público e outros órgãos do município. “Temos outro objetivo além de falar de violência doméstica ou drogas, o de explicar para a população o papel fundamental que ela tem na sociedade de denunciar os crimes que estão acontecendo nos bairros”, explica Cinthia. “A população de Sapezal contribui muito com a polícia”, complementa.

A delegada enfatiza, que no município 70% das prisões são frutos de denúncias anônimas. Conforme ela, de janeiro a abril de 2011, 68 pessoas foram presas em flagrante na cidade, sendo 17 traficantes.

O combate ao tráfico de drogas, os crimes contra o patrimônio e a resolução de homicídios, são as principais ações focalizadas pelas delegacias das três regionais, que ainda estão envolvidas em trabalhos sociais.

O delegado regional de Tangará da Serra, Aldo da Silva da Costa, considerou muito importante o encontro, por ser uma oportunidade de a diretoria ouvir ‘in loco’ os servidores e estes fazer questionamentos. “Às vezes os regionais participam das reuniões em Cuiabá e sempre é repassado aos policiais, mas nunca sai da mesma forma. Há muitos questionamentos e dúvidas. Então essa é a oportunidade que todos têm de questionar e cobrar e até para a diretoria sentir o clamor e ver de perto o que cada delegacia está fazendo”, analisou.

Para o regional, apesar das carências, os policiais têm trabalhodo desdobrado. “É o comprometimento de cada um”, diz Costa.

O escrivão da Delegacia de Brasnorte, Celso Luiz Ferreira, assim como muitos outros policiais da localidade, demonstrou esse comprometimento, ao conseguir prender o autor de um homicídio. No dia 5 de abril deste ano, houve um acidente com um ônibus escolar e um homicídio na cidade ao mesmo tempo. A equipe de investigadores havia saído para atender o acidente, quando o escrivão recebeu um telefonema com informações do assassinato. Sozinho na delegacia e sem viatura, pediu ajuda para o funcionário de uma funerária que estava na unidade naquele momento para ir até o local e prendeu o autor, que foi transportado com o carro da funerária. “Na cidade pequena temos que trabalhar integrado com a comunidade”, disse.

O delegado regional de Juína, Alexandre Moraes Franco, destacou em sua apresentação, a instalação do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), que melhorou a qualidade do ambiente de trabalho e atendimento à população, e a diminuição de crimes em toda a regional. “A redução da criminalidade de Juína, de seis anos para cá, vem pela urbanização mesmo, da chegada dos poderes, e naturalmente a criminalidade que vinha da época do garimpo foi se afastando”, analisa.

Por último, o delegado regional de Diamantino, apresentou a estratégia da regional para controle da violência e criminalidade, que já resultou na realização de várias operações de destaque estadual este ano. “A diretoria geral estando próxima do interior faz com que os servidores que estão trabalhando, do mais longínquo do Estado, possa perceber que o diretor não está tão distante, que está verificando pontualmente as carências, as suas tristezas e também através dessa avaliação estabelecer planos e metas para 2012 e até mesmo para o segundo semestre deste ano, quando estaremos recebendo novos servidores para nova instituição”, declarou.

O delegado geral, Paulo Rubens Vilela, saiu do encontro satisfeito com o que viu e ouvir dos policiais. “A reunião seguiu dentro dos objetivos de aproximação da diretoria com o interior e isso ficou demonstrado pelo interesse dos policiais em participar. A direção que abrir cada vez mais espaço para os policiais demonstrar os que estão produzindo”, disse o delegado geral.

Vilela destacou o comprometimento dos policiais em desenvolver a atividade policial mesmo com todas as adversidades geográficas e as dificuldades do cotidiano das delegacias.

O diretor de interior, Jales Batista da Silva, disse que tudo o que foi apresentado pelos delegados estão dentro das diretrizes traçadas pela diretoria. “Os planos estabelecidos são colocados em prática e reflete positivamente”, declarou.

Participaram também do encontro, os diretores Sebastião Finotto (Geral Adjunta), Gênison Brito Alves (Acadepol), Lusia Machado (DAE), Milton Teixeira (Inteligência), José Antonio Cavadas (DEE), Jales Batista da Silva (Interior), a delegada Carla Patrícia Teixeira (Chefia de Gabinete) e o delegado José Abdias Dantas (Coordenador de Polícia Comunitária).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114