Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 17 de maio de 2011, 04h19

Na véspera do julgamento no Ministério Público, Deborah Guerner ainda não tem advogado


Na véspera do julgamento a que será submetida no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a promotora Deborah Guerner ainda não tem advogado para defendê-la. Amanhã (17), o órgão volta a analisar a participação de Guerner e do ex-chefe do Ministério Público do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, em esquemas de corrupção e cobrança de propina para favorecer o ex-governador José Roberto Arruda. Caso condenados, ambos podem ser demitidos dos cargos.

Quando alguém responde a um processo e não tem advogado, o juiz nomeia um representante provisório, pago pelo Estado. Uma vez nomeado, o advogado pode alegar que não conhece o processo e pedir adiamento. No entanto, isso dificilmente será permitido no CNMP, uma vez que o julgamento está na metade e não há mais manifestações da defesa.

Outro fator que diminui a possibilidade de adiamento é a presença do ex-advogado da promotora no CNMP amanhã. Em entrevista à Agência Brasil, Pedro Paulo de Medeiros confirmou que estará no julgamento para, caso necessário, ser nomeado advogado dativo de Guerner. Medeiros deixou a defesa da promotora no último dia 5 de maio, dias após ela ter sido presa por fraudar exames médicos para ser considerada louca. A manobra permitiria que Guerner escapasse de punições mais severas caso fosse condenada pela Justiça.

“Estarei no CNMP amanhã por dois motivos. Primeiro, porque não quero que acreditarem que o fato de eu sair do caso foi uma estratégia da defesa para adiar o julgamento. E segundo porque, assim como todos, acho que a história precisa ter um desfecho rápido”, disse Medeiros.

Deborah Guerner e Leonardo Bandarra começaram a ser julgados pelo CNMP no dia 6 de abril, mas um pedido de vista do conselheiro Achiles Siquara suspendeu a sessão. Já havia sido registrado o voto do relator Luiz Moreira, que pediu a demissão de Bandarra e Guerner por cobrarem propina do ex-governador Arruda e por vazarem informações sobre a Operação Megabyte.

Mesmo que os conselheiros decidam pela punição máxima amanhã, os promotores ainda não poderão ser demitidos. A legislação determina que promotores têm cargos vitalícios e que a demissão só pode ocorrer após decisão judicial definitiva que confirme a prática de crimes. Além do processo administrativo no CNMP, Bandarra e Guerner também respondem a ações criminais na Justiça Federal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114