Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 31 de maio de 2011, 20h24

MPE propõe ações contra fazendeiro acusado pelos maiores desmatamentos no Estado


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Nova Ubiratã, ingressou com seis ações civis públicas ambientais contra o fazendeiro Vademilso Badalotti, responsável pelos maiores desmatamentos ilegais registrados recentemente em Mato Grosso. As ações referem-se a desmatamentos ocorridos na Chácara Celeste e nas fazendas Paraíso e Garbelini.

De acordo com o autor das ações, promotor de Justiça Carlos Roberto Zarour César, os desmatamentos citados na ação abrangem uma área de aproximadamente três mil hectares de vegetação nativa. Além de requerer a recomposição do ambiente degradado, por meio do reflorestamento de plantas nativas e arbóreos típicos da região existente antes da ação destruidora, o MPE pleiteia medida antecipatória para obrigar o requerido a se abster de efetuar desmatamento sem aprovação prévia do órgão ambiental competente.

“Requeremos também a condenação do requerido ao pagamento de indenização por danos materiais e morais causados. Na ação ficou evidenciado o liame causal entre a conduta e o dano ambiental constatado, sendo incontestável e absolutamente necessária a sua responsabilização civil”, afirmou o promotor de Justiça.

O valor da indenização, conforme o representante do MPE, deverá ser fixado após constatação do grau de impacto da lesão e consequências para o meio ambiente regional. Além das ações civis públicas, foram instaurados sete procedimentos criminais ambientais, sendo seis Termos Circunstanciados de Ocorrências e um inquérito policial.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114