Cuiabá | MT 16/04/2024
Polícias
Quarta, 29 de junho de 2011, 20h15
Segurança na internet

Polícia Civil disponibiliza cartilhas com dicas de segurança na internet


“As questões da internet implicam em uma mudança de postura do usuário frente a essa realidade”, disse a delegada Alessandra Saturnino, no lançamento da cartilha de dicas de segurança na internet, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. O material foi elaborado pela Gerência de Crimes de Alta Tecnologia (Gecat), ligada a Diretoria de Inteligência, para auxiliar o usuário da rede mundial de computadores a não se tornarem vítimas de crimes ou terem suas máquinas e equipamentos eletrônicos alvos de ameaças cibernéticas.

A delegada disse que os principais crimes são cometidos por pessoas que percebem as vulnerabilidades humanas dos usuários, que expõem sua vida privada no mundo virtual, seja por meio das redes de relacionamento, em chat, blogs e outras engenharias sociais. “É comum você trocar informações, imagens através de mensageiros instantâneos e dali você não tem a segurança, que a pessoa com quem você está conversando esteja em um ambiente privado, que a imagem vai ficar preservada. Se tiver numa lan house, a probabilidade que aquele computador não seja seguro é muito grande”, analisou a delegada.

O delegado geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, explicou que a cartilha será distribuída em todas as unidades, órgãos públicos e disponibilizada no site da Instituição para as pessoas baixarem o arquivo. “É uma colaboração, uma orientação a mais para a sociedade, para o cidadão. A Polícia Civil tem a atribuição da investigação, mas deve também orientar o cidadão com a prevenção do crime”, justificou o Vilela.

Para o delegado geral, a informação acessível contribui com o trabalho da polícia e leva mais segurança à sociedade, ao ajudar na conscientização das formas e meios de cometimentos de crimes. “Toda cautela é pouco porque hoje há uma prática muito grande desses crimes com uso da internet, da tecnologia”, completou Vilela.

A cartilha tem 19 páginas com orientações variadas para públicos diferentes e situações distintas que podem acontecer na utilização da internet. Umas das dicas de segurança da cartilha é em relação a exposição de dados pessoais (nome, endereço, telefone, local de trabalho, instituição de ensino), lugares que costuma frequentar na rede de computadores, entre outras situações que os dados podem ser subtraídos, manipulados e usados para ofender e aplicar golpes. O material também orienta sobre os conteúdos e mensagens disfarçadas em golpes, além dos cuidados básicos com a senha de uso pessoal e intransferível.

“A preservação da vida social no mundo virtual é de suma importância. É comum, para facilitar sua vida, usar a mesma senha para o seu e-mail, site de relacionamento ou para acessar serviços bancário e vincular essa a senha a algo do seu cotidiano, como datas de nascimento. Isso facilita a ação de um perpetrador. O ideal é que a senha seja alfanumérica, que contenha números, letras e símbolos”, orientou a delegada Alessandra.

A cartilha também fornece dicas importantes para o usuário não entrar na mira de pessoas mal intencionadas e proteger seu computador. São precauções simples, como instalar antivírus e filtros, além de tomar cuidados ao receber ou baixar arquivos, que podem conter vírus e até materiais impróprios com conteúdos ilegais, a exemplo de fotografias de crianças e conteúdos pornográficos; e ainda cuidados com o e-mail, senhas, transações financeiras ou compras pela internet, e uso da internet em locais públicos como lan houses e redes de relacionamento (chats, blogs, fotologs, comunicadores instantâneos).

Outro ponto importante da cartilha são as orientações de preservação das evidências de crimes, que eventualmente um usuário pode se tornar vítima, como impressão de páginas, e-mail e comprovantes de pagamento, necessários para abertura de uma investigação policial.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114