Cuiabá | MT 19/04/2024
Polícias
Quinta, 30 de junho de 2011, 11h40
Capacitação

Agentes penitenciários serão capacitados com ajuda da Secitec


 

 

Presidente do Sindspen-MT, João Batista de Souza, (esq.) relata a equipe da Secitec as necessidades dos agentes prisionais. 

Os cuidadores prisionais convocados recentemente pelo Governo vão passar por qualificação técnica com a intermediação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia

 

 

Os cerca de 700 agentes prisionais convocados nesse ano pelo Governo do Estado vão passar por uma capacitação técnica por intermediação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secitec). É o que ficou definido na manhã dessa quarta-feira (29/06) durante uma reunião entre o secretário da Secitec, Eliene Lima, e representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

No encontro realizado na sede da Secitec, o secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, Genilton Nogueira, o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista de Souza, e o major da Polícia Militar Daniel Alvarenga, que atua como assessor do secretário adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro, solicitaram apoio de Eliene Lima para que disponibilizasse os equipamentos do programa ‘MT Preparatório’.

A intenção do grupo da Sejudh, que atua para conter os recentes os conflitos desencadeados dentro de algumas unidades prisionais, é utilizar a tecnologia constituída por aulas em TV digital interativa - com imagens via satélite em tempo real- para capacitar os agentes penitenciários.

“Tivemos conhecimento de que os equipamentos tecnológicos que transmitirão as aulas do MT Preparatório também podem ser utilizados para capacitação e treinamento. Viemos pedir o apoio do secretário Eliene Lima para que possamos ter acesso a esse mecanismo inovador, que poderá nos ajudar a capacitar os quase dois mil agentes nossos, que hoje necessitam de uma reciclagem técnica”, comenta o presidente do Sindispen-MT.

Na primeira conversa entre os representantes do Secitec e Sejudh ficou acertado que os equipamentos do programa educacional- marcado para começar em agosto- poderão ser utilizados para a qualificação dos servidores que atuam em unidades de reclusão de apenados do Estado. “Mas para os gastos com impressão de apostilas específicas sobre a prática penitenciária e para o pagamento dos instrutores será necessário que o governador Silval Barbosa nos destine recursos. Sem esse aval não teremos como capacitar os cuidadores penitenciários”, comenta o secretário da Secitec.

Técnicos (médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, etc) e assistentes penitenciários (profissionais da área administrativa) também estão inclusos no plano de capacitação proposto entre as duas secretarias.

Atualmente Mato Grosso possui cerca de 1.800 agentes penitenciários espalhados em 54 cadeias e seis penitenciárias: Penitenciária Central do Estado (Cuiabá), Penit. da Mata Grande (Rondonópolis), Penit. Ferrugem (Sinop), Penit. PM Zuzi Alves da Silva (Água Boa), Penit. Feminina ‘Ana Maria do Couto’ e o Centro de Ressocialização (CRC) de Cuiabá.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114