Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Quarta, 06 de julho de 2011, 17h01

PM discute ações de segurança no tráfego durante as obras da Copa 2014


Com objetivo de garantir maior segurança e fluência no tráfego das avenidas e ruas de Cuiabá e Várzea Grande durante o período de construção das obras de mobilidade urbana para a realização da Copa do Mundo de 2014, a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), realizou na manhã desta quarta-feira (06), uma reunião entre os comandantes regionais das duas cidades e de seus respectivos batalhões.

De acordo com o comandante do BPMTran, o tenente coronel Wilson Batista, a proposta foi compartilhar as informações sobre os trabalhos que deverão ser realizados nas cidades que garantirão maior mobilidade urbana às regiões. “A ideia foi socializar as informações que temos com relação às obras previstas para a Copa de 2014.

O nosso intuito é esclarecer aos comandantes de áreas a importância de ter um policial bem informado e capacitado para lidar com as transformações que suas áreas sofreram em razão das obras. Pois essas mudanças afetaram diretamente o cotidiano das pessoas, e isso também refletirá nas ações de segurança que a Polícia Militar deverá desenvolver”, explicou.

Conforme o secretário de Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU), Edivá Alves, a reunião adquiriu um caráter bastante importante em razão das dificuldades que ambas as instituições deverão enfrentar em razão das obras. “Será um período bastante crítico. Pois, atualmente, Cuiabá já tem grande dificuldade de suportar a demanda de veículos com as principais avenidas liberadas. Agora, calcule com essas obras sendo realizadas concomitantemente. Por isso a importância de termos total integração entre as instituições que lidam com o trânsito”, avaliou.

Segundo Alves, a Polícia Militar tem dado apoio em diversas ações da SMTU. Uma delas, citou o secretário, foi durante o processo de intervenção e readequação da feira localizada na avenida Jurumirim, entre os bairros Carumbé e Bela Vista. “Havia algumas pessoas que não queriam ceder ao processo de intervenção realizado pela SMTU. Pedimos apoio à Polícia Militar, que nos garantiu total segurança junto à comunidade”, relatou. O secretário fez questão de afirmar que a parceria entre PM e SMTU será ainda mais estreita durante a realização das obras que antecedem a Copa do Mundo.

Durante a reunião, a SMTU fez uma apresentação sobre os locais onde ocorrerão intervenções no trânsito. Segundo a instituição, em Cuiabá, serão necessárias 93 rotas de fugas em razão das obras que serão realizadas nas avenidas Fernando Correa (36), Miguel Sutil (31) e CPA (26). “Como as obras serão realizadas praticamente ao mesmo tempo, a cidade sofrerá inúmeras intervenções. Para isso deveremos estar preparados e integrados para garantir fluidez no tráfego”, disse a agente fiscal de trânsito da SMTU, Claudia Bertoldo, que realizou a apresentação.

Para essa integralização, garantiu Alves, a SMTU criará uma Central de Controle Operacional (CCO) que, em parceria com a Polícia Militar e Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa 2014 (Agecopa), fará o monitoramento do trânsito de Cuiabá. “Serão diversas pessoas munidas de equipamentos de comunicação que repassarão aos veículos de comunicação a atual situação das vias da cidade. O objetivo será orientar a população sobre os pontos de congestionamentos, vias com maior fluidez, acidentes, etc”, explicou.

Para o comandante geral adjunto, o coronel Jorge Catarino Morais Ribeiro, a iniciativa do BPMTran foi importante para a instituição como um todo. Por permitir aos comandantes a possibilidade de obter informações sobre o processo de mudança que Cuiabá sofrerá em razão da Copa e, assim, promover ações integradas em prol da segurança no trânsito. “A nossa instituição tem como prioridade atender a sociedade no quesito segurança pública. E essa reunião contribuiu muito para que os nossos comandantes possam desenvolver ações que primam pela qualidade na segurança no trânsito e demais situações do cotidiano do cidadão que sofrerá bastante durante a realização das obras”, disse.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114