Cuiabá | MT 29/03/2024
Polícias
Terça, 06 de setembro de 2011, 00h01

Prefeito participa de inauguração da base da Força Tática


O prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves, participou nesta segunda-feira (05) da inauguração da base do Grupamento Tático da Policia Militar, que passa a funcionar em uma área dentro do Residencial José Carlos Guimarães. Na ocasião o prefeito assinou o termo de concessão de uso do espaço, por um período de um ano, podendo ser prolongada por mais um. O espaço abrigará futuramente, uma creche municipal.

“Garantir segurança pública é tão essencial quanto as obras de infraestruturas e essa população já nasce grande uma vez que possuem vários investimentos”, disse o prefeito destacando que é a primeira vez que um residencial é inaugurado com a presença de um grupamento tático.

O prefeito destacou ainda que a administração municipal tem realizado várias parcerias com a Policia Militar garantindo à população local uma sensação maior de segurança. “Somente nesta base serão 120 soldados, 14 motos e quatro automóveis além de equipamento de segurança pessoal. Estamos todos de parabéns, em especial, a Policia Militar que nesta data completa 172 anos de existência”, sublinhou.

Para o Comandante do 2º batalhão de Polícia Militar, Pery Taborelle, a inauguração da nova base do Grupamento Tático é um incentivo a mais para que os policiais possam realizar com precisão o trabalho de combate a criminalidade, não só em Várzea Grande, bem como no Estado inteiro. “Com o ingresso de novos policiais estaremos reforçando ainda mais as operações nesta região como em toda a cidade. Não vamos medir esforços para obter resultados positivos, temos um boa polícia e homens preparados para qualquer ação”, completou.

PEDRA FUNDAMENTAL

Na ocasião da inauguração da base do Grupamento Tático, o prefeito participou ainda do lançamento da pedra fundamental daquele que será o prédio oficial do órgão de segurança pública. Sebastião Gonçalves dentre os outros comandantes da polícia edificaram alguns tijolos abrindo oficialmente o canteiro das obras do novo empreendimento.

HISTÓRICO

O primeiro Grupamento de Força Tática do Brasil foi criado em 1964 pela Policia Militar de São Paulo por meio de um intercâmbio com os Estados Unidos. Cada viatura era composta por quatro policiais que tinham como missão o emprego imediato às ações de choque e apoio as rádios patrulhas nas ocorrências graves. Mais tarde receberam a denominação de ronda bancária e tinha como missão inibir roubos a bancos cometidos pelos guerrilheiros.

Em 1970 cria-se a rota Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar, onde treinamento, armamento de equipamento eram mais adequadas para atendimento de ocorrências de forma segura e eficiente com a doutrina e características próprias. Em 1998 as Forças Táticas foram ativadas no Batalhão da Policia Militar do Estado de São Paulo.

A Força Tática da Polícia Militar no Estado de Mato Grosso, se deu em 1973, com a criação do Pelotão de Rádio Patrulha da Companhia Integrada do Primeiro Batalhão. Em 2007 foi criada a Força Tática, com efetivo de 12 policiais.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114