Cuiabá | MT 20/04/2024
Polícias
Quarta, 09 de novembro de 2011, 09h23

Estado reforça política de alfabetização para Jovens e Adultos


Mato Grosso se prepara para participar no próximo dia 14 deste mês do Dia Nacional da Alfabetização. Criado em 1966, a data tem como objetivo refletir sobre a situação da alfabetização no País, e propor ações voltadas ao tema. Nesse esforço, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) busca reforçar as atividades de combate ao analfabetismo na faixa etária superior aos 15 anos de idade.

Entre as ferramentas utilizadas pela Seduc em parceria com o Governo Federal está o programa Brasil Alfabetizado que tem como meta alfabetizar 30 mil pessoas, em 2012, no território mato-grossense. Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Seduc, Maria Luzenira Brás, os municípios já podem encaminhar por escrito para a Coordenadoria de Jovens e Adultos da Secretaria os respectivos termos de adesão para participarem do programa.

Ela explica que das vagas estabelecidas para alfabetização, 20 mil são para alunos da zona urbana e 10 mil para a área rural. Em 2011, a meta era alfabetizar 11.200 pessoas e o número foi superado atingindo a marca de 16.024 estudantes, em 100 municípios do Estado.

O programa Brasil Alfabetizado é financiado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido pelos estados com apoio dos municípios. Este ano, Mato Grosso recebeu R$ 1,02 milhão para desenvolvimento do programa. Conforme Maria Luzenira, os recursos foram aplicados no pagamento de bolsas aos alfabetizadores e coordenadores locais, bem como na compra e materiais didáticos para os alunos e fornecimento de merenda.

“Tivemos em 2011, um total 1.226 alfabetizadores que atuaram em 1.232 turmas. Todo o trabalho foi acompanhado por 209 coordenadores. Especificamente cabe a esses últimos profissionais fazerem o cadastro das turmas e acompanharem o trabalho pedagógico de no mínimo sete turmas cada”, contou Luzenira.

A coordenadora da EJA disse ainda que o Brasil Alfabetizado consiste na formação de núcleos de alfabetização formados por educadores que atuam nas comunidades. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira durante oito meses do ano. Documento orientativo elaborado pela Coordenadoria da EJA informa que “a metodologia do programa é concebida com base nos princípios de uma educação libertadora e na prática da leitura do mundo, considerando a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo”.

Analfabetismo

Entre os anos de 2004 e 2010 foram alfabetizados 83.120 jovens e adultos em Mato Grosso. Esse número representa uma redução de mais de 40% do total de 200 mil analfabetos no Estado, apontados pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no ano 2000.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114