Cuiabá | MT 25/04/2024
Mundo
Sexta, 14 de abril de 2017, 15h12

UNESCO pede que prefeituras deem prioridade a investimentos em educação básica


Os novos prefeitos e dirigentes municipais que completam, em abril, seus primeiros 100 dias de governo devem se preocupar mais com os investimentos na Educação Básica. A declaração foi feita na segunda-feira (10) pela coordenadora de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Rebeca Otero, durante abertura do evento online Jornada dos 100 Dias na Educação.

Além de apresentar dados recentes que mostram os desafios que os novos gestores deverão enfrentar, a coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil enfatizou os caminhos já traçados para que se cumpram os marcos e compromissos nacionais e internacionais assumidos, respectivamente, no Plano Nacional de Educação e na Agenda 2030 de Educação.

Rebeca citou a importância da garantia do direito à Educação e explicou como o acesso a esse direito também garante outros direitos, como o direito à saúde. Além disso, para a coordenadora, a educação também afeta positivamente o desenvolvimento sustentável.

A Jornada dos 100 Dias na Educação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Fundação Observatório do Livro e da Leitura e ocorre até quinta-feira (13). A novidade é que, pela primeira vez, está sendo realizada exclusivamente pela Internet, com palestras, conferências e debates online.

Segundo levantamento da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), houve uma renovação de mais de 80% nas administrações nas últimas eleições municipais. O presidente da UNDIME, Alessio Lima, afirmou que as prefeituras devem adotar várias medidas na área já nos primeiros meses da gestão, a fim de evitar transtornos e problemas sérios mais adiante.

Os prefeitos e dirigentes municipais de Educação também discutiram formas de, em tempos de crise, obter recursos de projetos e programas do Ministério da Educação. Para o presidente da ABM, Eduardo Pereira, mesmo prefeitos que já exerceram a função no passado precisam estar mais atentos, este ano, às novas obrigações criadas pelo Plano Nacional de Educação.

O formato de evento virtual foi testado com sucesso pelo Observatório durante o 1º Congresso Nacional de Leitura 100% online, que teve 5.668 participantes. Segundo seu presidente, Galeno Amorim, esse tipo de evento abre oportunidades para mais gestores participarem, representando economia de custos e de tempo para os gestores.

Boa parte dos palestrantes são atuais e antigos secretários municipais de Educação que tiveram gestões bem-sucedidas em áreas como Administração, Alimentação, Transporte, Democracia e Projeto Pedagógico e agora compartilham experiências com novos gestores. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114