» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Quarta, 17 de maio de 2017, 11h19

Guterres pede que União Europeia não deixe de se comprometer com refugiados


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta quarta-feira (17) à União Europeia (UE) que não deixe de se comprometer com a ajuda aos refugiados, crise que, segundo ele, "escavou a autoridade moral" de muitos países. A informação é da Agência EFE.

"É importante que a UE e a ONU trabalhem juntas para restabelecer o sistema de ajuda aos refugiados de acordo com o direito internacional", afirmou Guterres em discurso no plenário da Eurocâmara.

"Francamente, se quisermos nos denominar defensores dos direitos humanos, devemos ter a autoridade moral para isso", acrescentou.

O líder também afirmou que as políticas de cooperação e ajuda ao desenvolvimento devem entender o fator da mobilidade. "As pessoas devem ter a possibilidade de ficar em seus países com uma vida digna. Migrar deve ser uma opção, não uma necessidade".

O secretário-geral da ONU elogiou o projeto europeu e disse que para o trabalho de luta pela paz das Nações Unidas, a cooperação da UE "é fundamental".

Ele se pronunciou contra aqueles que elogiam "a soberania nacional" acima dos direitos fundamentais, em uma crítica implícita ao populismo.

O português é o primeiro cidadão comunitário escolhido secretário-geral da ONU, disse o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, em sua apresentação, elogiando a colaboração dessas organizações. 

ABr


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você defende que a ferrovia passe por Cuiabá?

Sim, pois incrementará a economia.
Não, pois não temos produtos em volume necessários.
Indiferente
Outro problema como o VLT
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114