Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 22 de maio de 2017, 15h39

Venezuela critica presença de blindados colombianos na fronteira


O governo venezuelano denunciou nesta segunda-feira (22) a presença de veículos blindados de combate na zona fronteiriça com a Colômbia, especificamente em Paraguachón, e disse que o fato é uma "insólita e inadmissível provocação" do país vizinho. A informação é da Agência EFE.

"A Venezuela expressa sua mais enérgica rejeição à insólita e inadmissível provocação executada pela República da Colômbia, com a presença de veículos blindados de combate a poucos metros da linha fronteiriça com a Venezuela" durante o domingo (21), diz comunicado divulgado hoje pela Chancelaria venezuelana.

Segundo o documento, tais "provocações" já ocorreram em outras oportunidades, como em 31 de março na cidade colombiana de Cúcuta. "Chama a atenção que, nos últimos dias, altas autoridades da Colômbia disseram pelo mundo que estão se preparando para [receber] ondas de migrantes venezuelanos, produto de um grande evento de violência (...) para justificar a intervenção na Venezuela", diz a nota.

De acordo com a Chancelaria venezuelana, a "provocação" ocorrida neste domingo procura "desviar a atenção" da profunda "crise política e social [que ocorre na zona colombiana] do Vale do Cauca, Buenaventura".

A Venezuela alertou ainda a comunidade internacional "sobre a paralisação dos acordos de paz pela elite que governa a Colômbia, frustrando todos os esforços internacionais para tornar realidade o fim da guerra no país".

Desde 2015

O Ministério de Defesa da Colômbia informou hoje que os veículos blindados colocados perto da passagem fronteiriça de Paraguachón só cumprem a função de “controle de delitos" e estão nessa zona “desde 2015, em função de acordos entre autoridades militares colombianas e venezuelanas e permanecerão fazendo esse controle territorial de maneira normal".

O governador do departamento colombiano de Guajira, do qual faz parte Paraguachón, Weildler Guerra, disse em entrevista à BLU Radio que os carros blindados estão situados a 11 quilômetros de Paraguachón para combater o contrabando. Guerra disse que a denúncia da Venezuela é uma forma de desviar a atenção para outros assuntos. "Estão tentando fabricar um incidente com a Colômbia", afirmou. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114