Cuiabá | MT 18/04/2024
Mundo
Domingo, 28 de maio de 2017, 15h31

Qualcomm vai à Justiça contra calote da Apple


Um possível calote da Apple fez com que a Qualcomm recorresse à Justiça para lidar com um imbróglio financeiro envolvendo as duas gigantes do mercado de smartphones. A Apple teria instruído que fornecedoras parceiras que atuam na produção de seus celulares e tablets não realizassem o pagamento de royalties para a Qualcomm, o que obviamente irritou a companhia.

Ao que foi reportado pelo The Verge, em um documento registrado judicialmente nesta quarta-feira, 24, a Qualcomm solicitou que os órgãos jurídicos responsáveis obrigassem formalmente que as empresas Foxconn, Pegatron, Wistron e Compal – que estão sendo processadas por quebra de contrato – pagassem o que devem.

De acordo com que foi relatado, as perdas da empresa que atua no desenvolvimento de processadores e outros componentes para smartphones e tablets superam a barreira dos US$ 500 milhões no último bimestre, grande parte por conta deste possível calote.

Do outro lado, a Apple já se posicionou sobre o assunto e criticou as altas taxas cobradas pela Qualcomm para o uso de patentes licenciadas ao longo dos anos. A Apple afirmou ainda que a Qualcomm faz uso de sua posição dominante no setor de fabricante de peças para smartphones para cobrar tais valores.

Conforme declaração de Tim Cook, a Qualcomm está cobrando a Apple por uma porcentagem do valor total de um iPhone. O problema, na visão de Cook, é que a empresa trabalha em apenas “uma pequena parte do que o iPhone realmente é”.

A Qualcomm, por sua vez, afirma que é a Apple quem está usando de sua grandeza para forçar um acordo injusto entre as partes. Segundo consta no documento enviado ontem, a companhia diz que a Apple tem recursos ilimitados – somente as reservas financeiras da companhia somam US$ 256 bilhões – e poderia usar esse dinheiro para litigar os processos eternamente. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114