Cuiabá | MT 16/04/2024
Mundo
Domingo, 09 de julho de 2017, 20h47

Políticas públicas devem ter perspectiva de gênero para garantir direitos das mulheres, diz CEPAL


Em evento no Chile para discutir desafios de saúde do público feminino e infanto-juvenil, a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena, alertou que na região “a pobreza tem o rosto de mulher”.

Segundo a dirigente, mulheres representam uma parcela desproporcionalmente maior dos segmentos de menor renda. Miséria também afeta o bem-estar das crianças e adolescentes.

“O gênero, a idade e a condição étnico-racial são três eixos determinantes da distribuição do bem-estar e do poder na sociedade”, disse a dirigente do organismo regional no primeiro dia do encontro de alto nível Todas as Mulheres, Todas as Crianças, Todos os Adolescentes, na segunda-feira (3), em Santiago.

Por isso, segundo a chefe da CEPAL, “políticas públicas devem acompanhar as pessoas nas diferentes etapas de suas vidas, respondendo aos riscos e vulnerabilidades particulares de cada uma delas”. A secretária-executiva defendeu que o enfoque de gênero e de ciclo de vida é crucial para garantir os direitos das mulheres e dos jovens.

Durante a reunião na capital chilena, encerrada na terça-feira (4), a presidenta Michelle Bachelet apresentou um plano para que países latino-americanos e caribenhos implementem compromissos globais pela saúde de mulheres, crianças e adolescentes.

Documento foi adotado por delegados de nove nações, incluindo do Brasil, representado pelo ministro do Desenvolvimento Social do Brasil, Osmar Gasparini Terra. Saiba mais sobre o acordo clicando aqui.

Bárcena ressaltou que a mortalidade materna por causas evitáveis é provavelmente um dos indicadores mais reveladores da desigualdade e da discriminação que afetam a população feminina da América Latina. Na região, mais de 6,2 mil mulheres morreram em 2015 por complicações durante a gravidez e parto, a maioria delas preveníveis.

“A desigualdade não é inevitável”, acrescentou a dirigente, para quem é necessário um novo paradigma de desenvolvimento regional. Novos modelos devem combinar inclusão social, sustentabilidade ambiental e dinamismo econômico.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114