Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Quarta, 30 de agosto de 2017, 11h59

Alto-comissário da ONU considera que Trump incita violência contra imprensa


O alto-comissário da ONU para os direitos humanos, Zeid Ra'ad al Hussein, considerou nesta quarta-feira (30) que os constantes comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com ataques aos meios de comunicação e aos jornalistas, constituem uma incitação à violência. A informação é da agência EFE.

"Referir-se aos jornalistas em um grande ato político como "gente muito má e desonesta"... não é preciso ter muita imaginação para saber o que pode acontecer aos jornalistas", opinou Zeid em uma coletiva de imprensa.

O alto-comissário considerou que isto é particularmente perturbador por se tratar de um país que é considerado tradicionalmente um modelo de democracia.

"É muito preocupante, pois se isto acontece nos Estados Unidos, imaginemos o que pode acontecer em outros países onde há um menor reconhecimento do papel da imprensa na sociedade", opinou o diplomata jordaniano.

O alto-comissário lembrou que, em mais de uma ocasião, expressou sua preocupação por comentários de Trump "sobre as mulheres, sobre os mexicanos e sobre o fato de ter zombado publicamente de uma pessoa incapacitada".

"O presidente repetiu ataques contra três das mais respeitadas organizações de imprensa do mundo, referindo-se a elas como mentirosas e, mais recentemente, foi tão longe ao ponto de chamá-las de desonestas, o que é tremendamente prejudicial", lamentou Zeid.

Ainda mais grave, segundo o diplomata, são as referências que Trump fez de determinados jornalistas e se perguntou se isto não pode ser considerado uma forma de incitação a ataques contra profissionais da informação.

"Imaginemos que um jornalista de algum destes meios de comunicação é atacado. Não teria o presidente responsabilidade?", comentou o diplomata. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114