Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quarta, 30 de agosto de 2017, 18h34

Talibã diz que solução política só é possível com saída dos EUA do Afeganistão


O líder do movimento talibã no Afeganistão, o mulá Haibatullah, reiterou nesta quarta-feira (30), em sua primeira mensagem após o anúncio da nova estratégia dos Estados Unidos para aquele país, que a presença das tropas internacionais é o principal "obstáculo" para uma solução política para a nação afegã. A informação é da EFE.

"O maior obstáculo para a paz é a ocupação. Com o fim da ocupação, uma solução para o problema afegão através de meios pacíficos é parte importante da nossa estratégia", afirmou o chefe talibã em uma mensagem publicada em seu site por ocasião da festividade muçulmana do Eid, a "festa do sacrifício".

Há uma semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o aumento de tropas americanas no Afeganistão, em um número que ainda não foi determinado e sem prazos fixos de retirada, com a intenção de colocar os talibãs contra a parede para forçá-los a aceitar negociações de paz.

No entanto, Haibatullah se mostrou convencido de que os talibãs logo conseguirão cumprir seu objetivo de instaurar no Afeganistão um "sistema islâmico próspero" e livre.

Quanto ao desenvolvimento do país, o mulá pediu a seus seguidores que não destruam, nem obstaculizem a construção de infraestruturas e pediu à população afegã que não espere a ajuda dos "estrangeiros" para reconstruir o Afeganistão.

"As ONGs que trabalham para a prosperidade das pessoas respeitando os princípios do Emirado Islâmico (talibã) estão convidadas a ajudar as pessoas nos setores da educação, da saúde, da agricultura e em outros campos sociais em áreas sob o controle do Emirado Islâmico", concluiu o líder talibã.

Segundo o relatório do inspetor especial dos EUA para o Afeganistão, divulgado este mês, a guerra no país está "estagnada" e os talibãs controlam e exercem influência em cerca de 40% do território. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114