Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 02 de outubro de 2017, 15h13

Macron diz a Rajoy que está comprometido com a unidade da Espanha


Um dia após a realização do referendo que decidiu pela independência da Catalunha, o presidente da França, Emmanuel Macron, conversou nesta segunda-feira (2) por telefone com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, a quem transmitiu seu compromisso com "a unidade constitucional da Espanha", informaram fontes da Presidência francesa. A informação é da EFE.

Macron e Rajoy abordaram também na conversa a "importância de estabelecer uma estreita cooperação franco-espanhola" para que a iniciativa lançada pelo presidente francês em 26 de setembro sobre a União Europeia (UE) tenha sucesso. Na oportunidade, Macron propôs a criação de uma força europeia de intervenção militar que esteja pronta para agir no início da próxima década, como base para uma maior cooperação em segurança entre os países do continente.

Por sua vez, o porta-voz do ministério de Relações Exteriores da França apontou que seu país "tomou nota das diversas declarações [da Espanha] de 1º de outubro , principalmente a proposta do presidente do governo espanhol de abrir uma reflexão comum com o conjunto de forças políticas representadas no Parlamento".

"Temos plena confiança na capacidade da democracia espanhola de conduzir um diálogo político pacífico, dentro da legalidade constitucional", disse o porta-voz francês na sua entrevista coletiva diária. O Ministério das Relações Exteriores da França também reiterou seu "compromisso com a unidade e a integridade da Espanha, país amigo cuja voz é essencial no cenário europeu".

O governo francês se distinguiu nos últimos dias por ser um dos mais contundentes dentro da UE na defesa da integridade territorial da Espanha e da busca de uma solução para o conflito na Catalunha dentro da Constituição.

 ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114