Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Quinta, 07 de dezembro de 2017, 10h33

Inferno na Califórnia: vento de Santa Ana volta a atacar


 

.

ClimaTempo

Grandes incêndios voltaram a se espalhar em áreas da Califórnia, nos Estados Unidos, desta vez no sul do estado, na região do condado de Ventura, a aproximadamente 100 km a oeste de Los Angeles. Milhares de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas. Embora o fogo não ameaçasse diretamente o campus da universidade da Califórnia, as aulas na tarde e noite da quarta-feira, 6 de dezembro, foram suspensas por segurança e pela dificuldade de locomoção nas estradas da região.

Os incêndios começaram na segunda-feira, 4 de dezembro, na área rural da região de Thomas, e se espalharam rapidamente invadindo inclusive partes da cidade de Ventura. Os incêndios em Thomas são os maiores. Outro foco (Creek) de grandes proporções estava localizado ao próximo ao norte de Los Angeles, tendo queimado áreas nos bairros de Sylmar e Tujunga, segundo informações da rede da imprensa local. Este o segundo maior foco e começou a terça-feira de manhã. Outros dois focos menores também não estavam dominados na quarta-feira, 6 de dezembro.

Os incêndios afetaram principalmente uma área arborizada e montanhosa ao norte de Ventura, mas as chamas invadiram parte do norte da cidade. Em 6 de dezembro, as autoridades locais estimaram que 12 mil estruturas estavam ameaçadas pelo fogo.

Vento de Santa Ana

No sul da Califórnia sopra um vento especial, que foi batizado de vento de Santa Ana. É um vento muito conhecido dos californianos e todos os anos leva a culpa por detonar incêndios de grandes proporções em diversas regiões da Califórnia.

O vento de Santa Ana foi mais uma vez o culpado pela intensificação e expansão dos incêndios na região de Ventura. Os meteorologistas do serviço oficial de previsão do tempo de Los Angeles alertaram as rajadas de vento podem chegar até 130 km/h e que a região está no meio do maior e mais longo evento de vento de Santa Ana de 2017. Os condados de Los Angeles devem ficar em alerta vermelho até o dia 8 de dezembro.

 

Fogo no sul da Califórnia em 5/12/17 visto pelo satélite Terra - MODIS

Fogo visto por satélites

No dia 5 de dezembro, a densa pluma de fumaça que saía do vários incêndios no sul da Califórnia foram captadas por satélites meteorológicos. A imagem foi feita na tarde do dia 5 de dezembro de 2017 pelo satélite Terra, operado pela NASA, com o sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer . A pluma mais extensa sai do fogo em Thomas. As plumas pequenas saem de outros incêndios menores.

No mesmo dia, sensor o Multi Spectral Imager (MSI) no satélite Sentinel-2 da Agência Espacial Européia capturou uma imagem abaixo, em cor modificada. Os incêndios ativos aparecem em laranja e as áreas queimadas em marrom. A vegetação que ainda não havia sido queimada aparece em cor verde. As áreas desenvolvidas são em cinza. A imagem do Sentinel-2 baseia-se em observações de luz visível, de ondas curtas de infravermelho e de infravermelho próximo.

Fogo no sul da Califórnia em 5/12/17 visto pelo satélite Sentinel-2/MSI 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114