Cuiabá | MT 24/04/2024
Mundo
Quarta, 28 de fevereiro de 2018, 10h02

Google e Facebook são 'bens públicos', precisam mudar e assumir suas responsabilidades, diz Obama


Ao criticar o impulso que o duopólio Facebook e Google dá ao discurso odioso e à propagação de notícias falsas, o ex-presidente Barack Obama defendeu na última sexta-feira (23) a necessidade de mudanças no modelo de negócios das empresas de tecnologia na web. Essas companhias, disse, têm o dever de assumir suas responsabilidades e reconhecer que suas atividades são prestação de serviço de grande impacto. “Google e Facebook precisam passar por uma discussão pública sobre seus modelos de negócios, que reconheça que eles não são só um negócio, mas também um bem público", afirmou em conferência.

Obama não pediu explicitamente mais regulamentação às grandes empresas de internet -- e fez questão de dizer que se opunha ao forte controle imposto pela China às companhias de tecnologia e meios de comunicação. Mas enfatizou que algo precisa ser feito, a partir de um honesto diálogo.

"Temos de conversar seriamente quais são os modelos de negócios, os algoritmos e os mecanismos com os quais podemos criar mais a conversa comum [e não divisiva, como atualmente]", afirmou Obama, informaram os sites Recode e Business Insider. "E isso não pode ser apenas uma conversa conduzida comercialmente".

O ex-presidente assinalou que hoje as companhias de mídia com base em tecnologia contribuem para um ambiente de mídia fraturado que permite aos usuários construir realidades alternativas, o que interfere de forma negativa na política e ameaça a democracia. "Elas não são apenas plataformas invisíveis; estão moldando nossa cultura de maneira poderosa", alertou.

Além disso, Obama afirmou que as plataformas digitais são ferramentas que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal. "O Estado Islâmico pode usar essa ferramenta. Os neonazistas podem usar essa ferramenta", advertiu.

ANJ




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114