Cuiabá | MT 29/03/2024
Mundo
Segunda, 05 de março de 2018, 12h54

Iniciativa OMT / Chimelong sobre Vida Selvagem e Turismo lança Prêmio de Mídia


"Envolver a mídia e reconhecer o trabalho dos jornalistas na cobertura da vida selvagem e do turismo sustentável". Este é o objetivo final do Prêmio de mídia anunciado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na ocasião do Dia da Vida Selvagem comemorado em 3 de março . A Iniciativa OMT / Chimelong visa promover o valor do turismo para a conservação da vida selvagem e inclui também treinamento para as administrações de turismo e para a mídia sobre o tema.

O Prêmio UNWTO / Chimelong Media busca reconhecer os fornecedores mais comprometidos e originais de notícias e histórias relacionadas à conservação e ao turismo de vida selvagem.

"O envolvimento da mídia é tão importante quanto os governos e o setor privado para abordar o papel do turismo como motor para promover a conservação da vida selvagem. Muitas das nossas atividades nesta área estão focadas em África e Ásia. O continente africano, por exemplo, é um caso único em relação à vida selvagem e ao turismo. Apoiar o papel do turismo na conservação da vida selvagem é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e a conquista dos SDGs e da Agenda 2030 em África ", disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

A Iniciativa OMT / Chimelong está sendo implementada entre 2017 e 2019 e visa envolver as principais partes interessadas, como as administrações de mídia e turismo, para promover o turismo sustentável como meio de proteger a vida selvagem. Sete países africanos (República de Guinee, Níger, República do Congo, Botswana, Benin, Gabão e República Democrática do Congo) organizaram em 2017 atividades da Iniciativa OMT / Chimelong. Mais de 100 agentes de turismo e 50 profissionais de mídia melhoraram suas capacidades e compreensão sobre vida selvagem através dessas atividades.

Um jurado de especialistas internacionais escolherá a melhor peça de promoção de vida selvagem e turismo

O Júri do Prêmio de Mídia é integrado por representantes da OMT, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), UN Environment and Lonely Planet.

John Scanlon, secretário-geral da CITES, comentou: "saudamos a iniciativa da OMT em ocasião do Dia Mundial da Vida Selvagem para destacar o papel dos meios de comunicação na conscientização de como o turismo bem gerenciado pode apoiar a proteção da vida selvagem. Os jornalistas podem informar e educar o público em geral e, assim, ajudar a gerar uma mudança positiva na forma como vemos a vida selvagem e o turismo sustentável, tanto dentro dos governos quanto no setor privado ". Scanlon convidou jornalistas em todo o mundo a participar da competição, "junte-se a nós para avançar a causa global da vida selvagem, participando do Prêmio de mídia dos anos de vida em turismo sustentável e sustentável", disse ele.

O papel do turismo sustentável no fomento da proteção da vida selvagem é salientado por Tom Hall, diretor editorial do Lonely Planet e membro do Júri do Prêmio UNWTO / Chimelong Media. "Tenho o prazer de fazer parte do processo de julgamento da UNWTO / Chimelong Media Award, pois a proteção da vida selvagem e a defesa do turismo sustentável são vitais para o futuro positivo das viagens", afirmou.

O Prêmio de mídia recebe artigos, relatórios e entrevistas sobre o tema da vida selvagem e do turismo sustentável, publicados entre janeiro de 2017 e junho de 2018 em qualquer das cinco línguas oficiais da OMT (inglês, francês, espanhol, russo e árabe).

O prazo para inscrições é 15 th julho de 2018. O premiado será designado na cerimônia de premiação que acontecerá em setembro 2018.

OMT




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114