» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Domingo, 08 de abril de 2018, 12h11

Chefe da ONU pede empoderamento de mulheres e meninas com autismo


.

No Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, lembrado em 2 de abril, o secretário-geral da ONU, António Guterres, se uniu ao chamado global para empoderar mulheres e meninas com autismo e envolvê-las na tomada de decisões frente aos desafios que enfrentam.

“Elas enfrentam (…) barreiras no acesso a educação e ao emprego, não têm seus direitos reprodutivos respeitados e a liberdade de fazer suas próprias escolhas, e não são envolvidas na tomada de decisões sobre questões relacionadas a elas”, disse o secretário-geral da ONU em mensagem para o dia.

Enfatizando que em “nosso trabalho pela igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres precisa alcançar todas as mulheres e meninas do mundo”, Guterres enfatizou que os esforços da comunidade internacional para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) precisam garantir a premissa central da Agenda 2030 de não deixar ninguém para trás.

Os objetivos globais e as diretrizes das quais eles emergem foram adotados pelos Estados-membros da ONU três anos atrás. Juntos, pretendem acabar com a pobreza e impulsionar a igualdade ao colocar o mundo em um caminho mais sustentável econômica, social e ambientalmente até 2030.

“No Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, vamos reafirmar nosso compromisso de promover a total participação de todas as pessoas com autismo e garantir que elas tenham o apoio necessário para exercitar seus direitos e liberdades fundamentais”, concluiu Guterres.

O autismo é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta durante a primeira infância, independentemente de gênero, raça ou condição socioeconômica.

O Transtorno do Espectro Autista é principalmente caracterizado por suas interações sociais únicas, formas não padronizadas de aprendizagem, forte interesse em assuntos específicos, inclinação a rotinas, dificuldades em formas típicas de comunicação e maneiras particulares de processar a informações sensoriais.

É alta a incidência do autismo em todas as regiões do mundo, enquanto a falta de entendimento sobre o transtorno tem forte impacto nos indivíduos, suas famílias e comunidades.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114