Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 05 de maio de 2018, 15h07

Dia mundial da liberdade de imprensa: A RSF lança o filme '#FightFakeNews'


A luta contra a desinformação é um dos principais desafios na defesa do jornalismo. Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio de 2018, a Repórteres sem Fronteiras (RSF) lança um filme de mobilização contra as "fake news", intitulado “#FightFakeNews”. Produzido pela agência BETC, o vídeo estabelece um paralelo entre a devastação humana das falsificações de produtos industriais ou farmacêuticos e a devastação política da "falsificação" de informações. Ao contrário das falsificações clássicas, cujas consequências para a saúde ou o meio-ambiente são visíveis e mensuráveis, o fenômeno das "fake news" mina os próprios fundamentos da democracia.

"Os conteúdos produzidos de maneira rigorosa e honesta sofrem cada vez mais os efeitos da concorrência desleal de conteúdos patrocinados, de propaganda e de rumores, declarou Christophe Deloire, secretário geral da Repórteres sem Fronteiras. Como já ficou provado pela ciência, as informações falsas circulam mais facilmente do que aquelas que são dignas de confiança, devido ao viés cognitivo dos seres humanos. Não poderíamos permanecer passivos diante dos perigos para a sinceridade do debate público e, portanto, para a democracia. A RSF trabalha para promover concretamente a liberdade, a independência e o pluralismo do jornalismo."

Esta campanha, destinada ao grande público, podendo ser difundida tanto por redes de televisão quanto nas redes sociais e por todos os sites que assim desejem, é lançada uma semana após a publicação pela RSF do Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2018 e menos de um mês após o lançamento oficial da "Journalism Trust Initiative", um dispositivo de autorregulação dos meios de comunicação com o objetivo de reforçar o jornalismo no novo ecossistema da informação, proposto pela RSF e seus parceiros, a Agence France-Presse (AFP), a União Europeia de Radiodifusão (UER) e a Global Editors Network (GEN).

O filme “#FightFakeNews” está disponível em duas versões, com duração de 30 e de 50 segundos.

  



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114