Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Domingo, 06 de maio de 2018, 21h31

ONU oferece bolsa de pesquisa para promover objetivos de saúde na América Latina


A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apoiará com recursos de até 30 mil dólares pesquisas sobre como os sistemas de saúde na América Latina e no Caribe podem alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Profissionais têm 15 de maio para enviar propostas. Participantes da seleção devem ser responsáveis pela implementação de programas em uma instituição pública.

Os candidatos devem apresentar uma nota conceitual sobre um problema relacionado ao programa, política ou sistema de saúde e associado também aos ODS. Esse problema pode ter enfoque no Objetivo de nº 3 — garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades — e no ODS de nº 10 — reduzir as desigualdades dentro e entre países.

Serão contemplados projetos sobre temas como doenças transmissíveis, doenças crônicas não transmissíveis, saúde materna e infantil, preparação para emergências e socorro em desastres e outras áreas. O financiamento não deve ser usado para pagar profissionais adicionais, mas pode ser utilizado para cobrir os custos de tempo dos pesquisadores, as atividades de coleta de dados e outras atividades de pesquisa relacionadas.

Os beneficiários anteriores do programa de bolsas de pesquisa incluem um programa sobre a prevenção e controle da tuberculose em população privada de liberdade; uma política de intercambiabilidade de medicamentos; e a elaboração de soluções críticas para as mulheres afetadas pelo vírus zika, tendo em vista a realização de seus direitos sexuais e reprodutivos.

A agência da ONU ressalta que os pedidos de universidades e instituições privadas não são elegíveis para inscrição. Em 2018, o edital incentiva a participação em especial de gestores e pesquisadores da Bolívia, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Nicarágua, Paraguai e Suriname.

A iniciativa Embedding Research for the Sustainable Development Goals — Incorporando Pesquisa para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em tradução livre para o português — é organizada pela OPAS com a Aliança para Pesquisa em Política e Sistemas de Saúde, o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e o Programa Especial de Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OPAS lembra que levar pesquisas para situações do mundo real garante a relevância das investigações científicas para os sistemas de saúde. Com isso, agências governamentais, instituições de pesquisa, doadores e sociedade civil podem atuar de forma mais eficaz. Por isso, a agência regional das Nações Unidas lembra que as questões de pesquisa devem ser pensados pelos que trabalham na linha de frente da prestação e implementação de serviços. Assim, é possível assegurar que os programas, políticas e sistemas de saúde existentes possam ser melhorados de acordo com os contextos locais.

Para obter mais informações sobre a chamada, bem como orientações adicionais sobre os critérios de elegibilidade, clique aqui.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114