Cuiabá | MT 19/04/2024
Mundo
Domingo, 10 de junho de 2018, 11h19

PNUD anuncia quatro novos membros de sua equipe de líderes


O administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Achim Steiner, saudou na terça-feira (5) a nomeação, pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, de quatro pessoas de nível sênior para compor o time de lideranças da agência da ONU.

Ahunna Eziakonwa, da Nigéria, dirigirá o Escritório Regional para a África; Ulrika Modeér, da Suécia, o Escritório de Relações Externas e Advocacy; Asako Okai, do Japão, liderará a Unidade de Resposta a Crises; e Luis Felipe Lopez-Calva, do México, dirigirá o Escritório Regional para a América Latina e o Caribe.

Os quatro novos indicados foram selecionados entre os principais especialistas do mundo em desenvolvimento sustentável, mobilização de recursos, financiamento para o desenvolvimento e em resiliência e recuperação de crises. Os quatros diretores de escritório ocuparão o posto de secretário-geral assistente.

“Estabelecemos um padrão muito elevado, e estou contente que nosso recrutamento tenha encontrado talentos de tão alto nível”, disse Steiner.

Biografias
Ahunna Eziakonwa tem muitos anos de valorosa atuação nas Nações Unidas, mais recentemente como coordenadora-residente da ONU e representante-residente do PNUD na Etiópia desde 2015.

Antes disso, serviu como coordenadora-residente em Uganda e Lesoto e ocupou diversos cargos no Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), como chefe da seção para África em Nova Iorque e em várias representações (Libéria, Serra Leoa).

Ela também trabalhou para os Departamentos das Nações Unidas de Operações para a Paz e de Informação Pública em Nova Iorque. Antes de ingressar nas Nações Unidas, ocupou uma série de postos em organizações da sociedade civil na África.

Eziakonwa tem mestrado em assuntos internacionais pela Escola de Assuntos Internacionais e Públicos da Universidade de Columbia, com foco em Desenvolvimento Político e Econômico, além de bacharelado em Educação, Inglês e Estudos Literários pela Universidade de Benin, na Nigéria. Nascida na Nigéria, é casada e tem uma filha.

Ulkira Modéer é atualmente secretária de Estado para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e o Clima e tem sido essencial na reformulação da cooperação internacional para o desenvolvimento da Suécia para apoiar o alcance da Agenda 2030.

Durante seu mandato como secretária de Estado, Modéer contribuiu para a política global em questões relevantes para o PNUD, incluindo igualdade de gênero, reforma da ONU, financiamento do sistema multilateral, clima e meio ambiente, prevenção de conflitos e desenvolvimento humanitário.

Modéer combina sólido histórico político com experiência em trabalho parlamentar, bem como na sociedade civil, e assumiu diversas missões na América Latina (Bolívia, Guatemala) e África (Moçambique, África do Sul).

Nascida em 1969, é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia. É fluente em sueco, inglês e espanhol. É casada e tem três filhos.

Asako Okai tem mais de 30 anos de reconhecida experiência no serviço estrangeiro japonês e nas Nações Unidas, mais recentemente como consulesa geral do Japão em Vancouver, Canadá. Ela exibe largo histórico de trabalho em desenvolvimento, resposta humanitária, gestão de desastres e construção da paz, tanto em nível estratégico quanto em nível operacional.

Ao longo de sua carreira, participou ativamente da evolução das estruturas internacionais de cooperação em diferentes capacidades, incluindo a concepção de reformas institucionais históricas do aparato de cooperação internacional do Japão e a implementação de mecanismos financeiros inovadores para apoiar um modelo de financiamento humanitário confiável, como diretora de assistência humanitária do Japão.

Okai ocupou diversos postos diplomáticos de nível sênior globalmente e atuou proximamente à sede das Nações Unidas, tanto na Missão Permanente do Japão para a ONU quanto como Membro Sênior do Gabinete do Presidente da 66ª Assembleia Geral da ONU.

Ela é mestre em História da Arte pelo Emmanuel College, da Universidade de Cambridge, e é bacharel em Direto pela Universidade de Hititsubashi, Japão. Nascida em 1966, é casada.

Luis López-Calva atualmente administra a área de ação global em pobreza e igualdade (Europa e Ásia Central) no Banco Mundial.

Ele foi o codiretor e principal autor do Relatório Global de Desenvolvimento de 2017 sobre “Governança e Direito”. Anteriormente, foi economista-chefe e assessor em Pobreza Regional na Região da Europa e Ásia Central do Banco, e economista-chefe da Unidade de Pobreza, Equidade e Gênero na Diretoria de PREM da América Latina e Caribe, também no Banco Mundial.

De 2007 a 2010, atuou como economista-chefe para América Latina e Caribe do PNUD em Nova York. Também foi editor associado do Journal of Human Development and Capabilities e é membro da Human Development and Capabilities Association.

Ele foi também presidente da Rede sobre Desigualdade e Pobreza na Associação Econômica da América Latina e do Caribe. Seus interesses de pesquisa têm foco em mercado de trabalho, pobreza e desigualdade, instituições e microeconomia do desenvolvimento.

Apresentou pesquisas em instituições de renome, como Universidade Harvard, Universidade Stanford, Universidade da Califórnia-Berkeley, Universidade da Califórnia-San Diego e Centro de Desenvolvimento da OCDE. Tem mestrado em Economia pela Universidade de Boston e também mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Cornell.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114