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Mundo
Sexta, 22 de junho de 2018, 16h52

Facebook continua a negar sua condição de mídia, mas já tem até revista impressa


O Facebook atua como mídia, nega essa condição e permanece longe das duras regras impostas aos publishers, beneficiando sua capacidade de competitividade no meio digital. No entanto, curiosamente, a rede social do bilionário Mark Zuckerberg passou a publicar uma revista impressa trimestral destinada a alcançar líderes empresariais, informou o site especializado em comunicação Press Gazette, do Reino Unido. Como de hábito, o Facebook garante que se trata apenas um produto de marketing e não uma revista. A publicação, Grow by Facebook, entretanto está repleta de entrevistas e outros conteúdos jornalísticos.

Lançada discretamente no começo do mês nos países britânicos, a primeira edição da Grow by Facebook foi enviada diretamente a clientes de marketing e distribuída em aeroportos e estações de trem, incluindo a sala VIP da British Airways no Terminal 5 de Heathrow, com o objetivo de atingir um público de profissionais de alto nível. "Sabemos que os líderes empresariais têm tempo limitado para longas leituras no trabalho, por isso também criamos uma versão física, pensando nas viagens [dos executivos]", informa a página da publicação no Facebook.

A revista é gerenciada pela equipe de marketing da rede social sediada no norte da Europa. Não tem preço de capa e não publica publicidade. “Grow by Facebook é um programa de marketing que compartilha o conteúdo de liderança diretamente com nossos clientes”, insiste em comunicado Leila Woodington, diretora de marketing de negócios do Facebook na região.

Mas nem mesmo os executivos do Facebook conseguem sustentar por muito tempo a ideia de negar que a Grow by Facebook é, de fato, uma revista. “Gostamos tanto das conversas que tivemos na Grow [série de eventos de negócios promovidos pela rede social] ao longo dos anos que decidimos colocá-las online e impressas. E aqui estamos", disse Nicola Mendelsohn, vice-presidente do Facebook na Europa, Oriente Médio e África. “Nossa primeira revista explora o surgimento de marcas de nicho – uma das mais importantes histórias de negócios dos últimos dois anos”, destacou a executiva.

O primeiro número da revista traz uma entrevista com o sueco Oscar Olsson, chefe da Nyden, nova marca para a geração millennial da gigante de vestuário H&M. A edição também aborda a indústria de tecnologia que floresce em Paris e no Oriente Médio, além de conselhos do fundador da Business Insider, Kevin Ryan, sobre o sucesso e o fracasso no empreendedorismo. Os artigos estão todos disponíveis online. O Facebook pretende lançar uma série de podcasts em parceria com a Vanity Fair e a rede Founders Forum no final deste ano.

A editora-chefe da Grow by Facebook é Kate Maxwell, também editora colaboradora da Conde Nast e ex-diretora editorial do grupo na Soho House & Co. Ao site Press Gazette, no entanto, o Facebook disse que não havia jornalistas trabalhando na produção de conteúdo da revista.

ANJ


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