» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Segunda, 02 de julho de 2018, 09h35

Irã estuda alternativas para escapar de sanções dos EUA


Na tentativa de escapar das sanções comerciais e econômicas ao Irã pelo governo norte-americano, o primeiro vice-presidente iraniano, Es'haq Jahangiri, afirmou que o governo estuda promover exportações de petróleo pelo setor privado. A proposta analisada inclui oferecer o produto bruto para o mercado acionário doméstico, permitindo que o setor compre e exporte petróleo de forma transparente.

No começo de maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o fim do acordo nuclear com o Irã, negociado pelo antecessor Barack Obama. A partir de então, avisou que iria impor uma série de sanções aos iranianos, além das exportações de petróleo.

O conjunto de medidas envolve limites para a compra de dólares norte-americanos, negociações prévias de metal, alumínio, aço e carvão e no setor automotivo. Também há restrições para as aeronaves comerciais de passageiros, peças e serviços e licenças gerais e autorizações relacionadas a exportações do setor aéreo.

Ontem (30), o ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, disse que há um plano em desenvolvimento para tornar o país imune das sanções norte-americanas.

De acordo com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o Irã é o terceiro maior produtor do mundo, com produção de aproximada 3,8 milhões de barris por dia. China, Índia, Japão e Coreia do Sul são os principais importadores do produto do Irã.

ABr


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114