Cuiabá | MT 28/03/2024
Mundo
Sábado, 07 de julho de 2018, 21h35

Chefe da ONU cobra apoio a tratado global sobre desarmamento nuclear


No mês em que completa 50 anos, o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares é “um pilar essencial” da paz e da segurança internacionais, afirmou nesta semana (1º) o secretário-geral da ONU, António Guterres. Documento é o único que determina compromissos vinculantes sobre desarmamento e armas atômicas e que tem a participação dos cinco países com arsenais nucleares.

O acordo também tem o maior número de ratificações entre todos os tratados multilaterais sobre limitação e inutilização de armamentos. Desde a abertura para receber assinaturas dos Estados-membros da ONU, em 1º de julho de 1968, 191 nações subscreveram ao texto. O documento entrou em vigor em 1970 e teve sua vigência estendida indefinidamente em 1995.

“Seu caráter único é baseado em sua adesão quase universal, suas obrigações legalmente vinculantes sobre desarmamento, seu regime de precauções verificáveis sobre não-proliferação e seu compromisso com o uso pacífico da energia nuclear”, disse Guterres.

O secretário-geral pediu apoio das partes do tratado para que garantam “a vitalidade e saúde” do documento. Em 2020, será realizada uma conferência de revisão do acordo.

O chefe das Nações Unidas elogiou ainda o recente pronunciamento conjunto do Reino Unido, Rússia e Estados Unidos, que afirmaram um compromisso renovado com a eliminação de armas nucleares. Medida é prioridade da agenda do dirigente máximo da ONU “Assegurando nosso futuro comum”.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114