» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Quarta, 11 de julho de 2018, 13h31

Chanceleres latinos pedem respostas dos EUA sobre política imigratória


A política de “tolerância zero”, do governo norte-americano, em relação aos imigrantes e a separação de crianças das famílias nos Estados Unidos serão temas da reunião amanhã (12), nos Estados Unidos, dos chanceleres da Guatemala, de El Salvador, Honduras e do México com representantes do governo norte-americano. Os quatro países latino-americanos negociam um acordo de cooperação consular denominado “Tricamex”. Uma outra reunião está confirmada para o próximo dia 26, em Tegucigalpa, Honduras, com os grupos de trabalho nas áreas de migração e segurança.

O secretário de Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, reiterou a preocupação com a política migratória norte-americana. “Separar crianças é uma ação cruel e desumana”, criticou.

Videgaray destacou a importância de serem definidas ações concretas para impedir que casos assim voltem a ocorrer e para ajudar as famílias separadas.

Ontem (10) os ministros das Relações do chamado Triângulo Norte (Guatemala, Honduras e El Salvador) e secretaria de Segurança dos Estados Unidos, Kirstjen Nielsen, reuniram-se, na Cidade da Guatemala, para discutir segurança fronteiriça e a questão da migração.

A ministra das Relaciones Exteriores da Guatemala, Sandra Jovel, afirmou que haverá uma série de reuniões para definir os acordos primários que organizarão um plano de ações. De acordo com ela, o objetivo é trabalhar de maneira coordenada para promoção de soluções com um enfoque integral.

ABr


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114