Cuiabá | MT 19/03/2024
Mundo
Quarta, 15 de agosto de 2018, 11h05

Navio de busca e salvamento Aquarius é autorizado a aportar em Malta


O Aquarius recebeu permissão formal das autoridades maltesas para entrar no porto de Valletta. MSF está aliviada que um local de segurança tenha sido encontrado para as 141 pessoas vulneráveis resgatadas no Mediterrâneo. Vemos com bons olhos a notícia de que Alemanha, França, Luxemburgo, Portugal e Espanha também concordaram em partilhar a responsabilidade numa resposta europeia coordenada.

Desde os resgates na sexta-feira, nossa prioridade tem sido garantir o bem-estar dos resgatados no mar e, de acordo com o direito internacional marítimo, desembarcá-los em um local de segurança sem demora, para que o Aquarius possa continuar oferecendo a assistência humanitária urgentemente necessária para aqueles que ainda estão em perigo no Mediterrâneo Central. Como Malta é um dos portos seguros mais próximos, o desembarque poupa as pessoas que foram resgatadas de um período de tempo ainda mais longo no navio de resgate.

Soluções sustentáveis de longo prazo que abordam a crise humanitária no Mediterrâneo Central ainda são desesperadamente necessárias. Essa é uma responsabilidade da União Europeia como um todo e esperamos ver exemplos mais concretos de liderança e solidariedade europeia nessa questão no futuro. Continuamos, no entanto, seriamente preocupados com a atual situação no Mediterrâneo Central e com o futuro da ação humanitária no mar.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114