» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Sábado, 22 de setembro de 2018, 18h16

Constantes ataques de Trump ajudam a reduzir confiança dos norte-americanos na imprensa


Especialistas têm alertado desde 2016 sobre o efeito nocivo à democracia, em todo o mundo, causado pelos ataques constantes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à imprensa. Nesta semana, diante de nova pesquisa do instituto Gallup, em parceria com a Knight Foundation, analistas reforçaram os perigos que representa a insistência de Trump para desqualificar o jornalismo independente.

O estudo revela que os norte-americanos confiam menos na imprensa hoje do que há dez anos, especialmente entre republicanos e conservadores. A pesquisa mostra que 69% dos adultos nos EUA afirmam que a confiança na mídia caiu. Apenas 4% dizem que a credibilidade aumentou, informou o jornal O Estado de S.Paulo.

O professor Jeff Niederdeppe, da Cornell University, relatou o jornal paulista, sustenta que o fenômeno tem relação com os ataques de Trump. “O presidente amplificou essas manifestações, repetindo-as e atacando fontes de notícias”, diz. “É sem precedentes que o presidente repetidamente se refira à imprensa como ‘fake news’. Essa repetição leva à normalização dessas percepções, por mais falhas que possam ser.”Em estudo conduzido no ano passado, o cientista político Brendan Nyhan chamou a atenção para o que considera “ataques sem precedentes” do mais alto cargo do país, em referência a Trump. “Políticos frequentemente oferecem resistência a uma cobertura desfavorável, mas a constante enxurrada de ataques à legitimidade da imprensa é sem precedentes na era moderna”, escreveu o professor da Universidade de Michigan.Na pesquisa, relara O Estado de S.Paulo, os republicanos e conservadores são quase unânimes ao dizer que a confiança na imprensa diminuiu na última década. A resposta foi a mesma para 94% dos republicanos e para 95% dos conservadores. A maioria dos que se declaram independentes (75%) ou moderados (66%) também desconfiam da imprensa.

Entre os democratas e os que se consideram liberais, a resposta é outra. No primeiro caso, 42% avaliam que a confiança na imprensa diminuiu, 10% consideram que ela aumentou e a maioria (48%) não alterou a percepção. A pesquisa foi realizada em junho e julho e os resultados foram divulgados pelo Knight Center.

ANJ


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114