» mais
Comentar           Imprimir
Mundo
Sábado, 29 de setembro de 2018, 18h33

Meio digital exige atualização dos princípios da liberdade de expressão, diz presidente da SIP


A próxima Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, de 19 a 22 de outubro, em Salta, na Argentina, deverá atualizar a Declaração de Chapultepec, carta que reúne os princípios para a garantia de uma imprensa livre nas Américas, vigente desde 1994. Em entrevista ao jornal argentino Clarín, o presidente da SIP, Gustavo Mohme, disse que há necessidade de incluir no documento elementos resultantes dos crescentes hábitos digitais em todo mundo que, enquanto trazem avanços às sociedades, criam também novos desafios à livre expressão, como as notícias falsas, a privacidade online e a proteção de dados pessoais.

Além disso, lembrou Mohme ao Clarín, as mudanças que serão propostas ao documento levam em conta o fato de o cenário digital impor uma realidade na qual a mídia tem de conviver com as poderosas empresas de tecnologia, que distribuem notícias na internet sem a devida contrapartida. “Deveria haver um procedimento que claramente respeite os direitos do autor, para que cada país possa implementar seus próprios mecanismos”, afirmou o presidente da SIP.

A Declaração de Chapultepec diz que a uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. Leia aqui a íntegra do documento.

 ANJ


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Sobre taxação do agronegócio em MT, o que você sugere?

Não deve ser taxado e fica como está.
Muda o discurso e industrialize
Apenas fogo de palha. Logo se acertam.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114