Cuiabá | MT 23/04/2024
Mundo
Quarta, 03 de outubro de 2018, 09h17

Tribunal da ONU pede que EUA paralisem parte das sanções contra o Irã


A Corte Internacional de Justiça (CIJ) concedeu hoje (3) razão parcial ao Irã e ordenou que os Estados Unidos paralisem parte das sanções contra Teerã, restabelecidas por Washington quando decidiu se retirar do acordo nuclear multilateral assinado em 2015.

O Irã baseou sua denúncia no Tratado de Amizade, Relações Econômicas e Direitas Consulares assinado com os EUA em 1955, quando os dois países ainda mantinham boas relações.

A CIJ concluiu, por unanimidade, que "a aquisição de equipamentos médicos, remédios e bens relacionados com a segurança da população civil" por parte do Irã é um direito que poderia ser coberto por esse tratado, disse o juiz presidente do tribunal, Abdulqawi Ahmed Yusuf.

Sanções
Em agosto, o governo do presidente Donald Trump definiu sanções unilaterais ao Irã, após romper o acordo firmado por seu antecessor, Barack Obama.

Pelas sanções, o Irã está proibido de comprar dólares e metais preciosos, levando o país a ser alijado do sistema financeiro internacional. As importações de tapetes e alimentos produzidos no Irã também estão proibidas, assim como os negócios com aço, carvão e alumínio foram suspensos.

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114